Propaganda

PSB pede que TCU suspenda campanha do Planalto contra isolamento

Geraldo Magela/Agência Senado

Após a divulgação de um vídeo que defende o fim do isolamento da população em meio à pandemia do novo coronavírus, parlamentares entraram com questionamentos na Justiça, no Ministério Público e no Tribunal de Contas da União contra a campanha “O Brasil não pode parar”, pensada pelo governo federal.

O PSB foi um dos partidos que pediu ao Tribunal de Contas da União a suspensão da campanha lançada pelo Palácio do Planalto para incentivar que as pessoas deixem o isolamento social, como prevenção à pandemia do coronavírus e voltem a trabalhar para movimentar a economia. A representação foi protocolada nesta sexta-feira (27).

O tom do vídeo se assemelha ao das recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro, que tem defendido que a quarentena seja mantida apenas para idosos e pessoas com doenças prévias, as chamadas comorbidades, que integram os principais grupos de risco. Na quarta-feira 25, na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que “é preciso botar povo para trabalhar e preservar idosos”, pois, caso contrário, pode haver “caos”, o que, segundo o presidente, pode fazer com que o Brasil saia “da normalidade democrática”.

Além de uma medida cautelar para que a propaganda do governo saia imediatamente do ar, os advogados do partido pedem que o TCU realize uma investigação sobre o financiamento da campanha, que teria sido realizada sem licitação e com custo que teria ultrapassado R$ 4,8 milhões aos cofres públicos. No mérito, seja instaurado o devido processo de apuração por esta Corte de Contas, a fim de ver julgada procedente a demanda, ante as evidentes irregularidades da despesa de publicidade empenhada pelo Governo Federal”, diz o texto do pedido.