Recife

Prefeitura do Recife recebe 46 mil doses de vacina contra gripe retoma campanha nesta sexta-feira

Vacinação contra gripe no Parque da Macaxeira, em Recife
Vacinação contra gripe no Parque da Macaxeira, em Recife. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Depois de suspender por um dia a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe por ter aplicado mais de 130 mil doses em três dias, a Prefeitura do Recife vai receber 46 mil doses de vacina e, com isso, conseguirá retomar a imunização dos idosos e profissionais de saúde nesta sexta (27). A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife fará a vacinação dos idosos apenas nos dois pontos de vacinação no esquema de drive thru – em que a população com mais de 60 anos não precisa descer do veículo para ser imunizada. Já os profissionais de saúde continuarão sendo vacinados apenas nas unidades de saúde do Recife, na tentativa de separá-los do público com mais de 60 anos. A vacinação será das 9h às 17h.

Assim como foi feito na última quarta (25), haverá drive thrus exclusivamente para as pessoas idosas no Shopping Rio Mar, no Pina, e no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. Os dois pontos montados para evitar aglomeração são fruto de uma parceria com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). Foi suspensa a vacinação dos idosos nas escolas e creches municipais nesta sexta porque é o dia em que a Secretaria de Educação do Recife estará distribuindo cestas básicas para as famílias dos mais de 90 mil alunos da rede municipal de ensino, cujas aulas estão suspensas por causa do Plano Municipal de Contingência Covid-19, para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Entre a última segunda (23) e a quarta (25), o Programa de Imunização do Recife vacinou mais de 50% das pessoas que deveriam ser vacinadas nos 18 dias úteis desta primeira fase de campanha, que vai até o dia 15. A Secretaria de Saúde acredita que a procura dos idosos pela imunização excedeu as expectativas, tanto no Recife como em diversas cidades do País, por causa da pandemia da Covid-19. Nos próximos dias, o Ministério da Saúde deverá enviar mais doses para garantir a vacinação do restante do público-alvo desta primeira etapa.

Vacinação contra gripe no Shopping Rio Mar, em Recife.
Vacinação contra gripe no Shopping Rio Mar, em Recife. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Etapas

Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.