Divergência

Secretários de Saúde do Nordeste assinam carta conjunta criticando Bolsonaro

Foto: Reprodução

Os secretários estaduais de Saúde divulgaram, na noite desta terça-feira (24), uma nota criticando o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em Cadeia Nacional de Rádio e TV. Na carta os secretários afirmam que assistiram “estarrecidos” a fala do mandatário. Eles ainda destacaram que a intenção não é politizar a pandemia do novo coronavírus (covid-19), mas que vão continuar adotando medidas de prevenção.

Íntegra da nota

“Carta dos Secretários de Saúde do Nordeste após pronunciamento do Presidente da República

Assistimos estarrecidos ao pronunciamento em cadeia nacional do Presidente Jair Bolsonaro, onde desfaz todo o esforço e nega todas as recomendações para combate à pandemia do coronavírus.

Não é nosso desejo politizar esse problema. Já temos dificuldades demais pra enfrentar. Não podemos cometer esse erro. Vamos continuar fazendo nosso trabalho. Não nos parece que a posição exposta pelo Presidente seja a do Ministério da Saúde, que tem se conduzido tecnicamente.

Percebemos, com espanto, os graves desencontros entre o pronunciamento do Presidente e as diretrizes cotidianas do Ministério da Saúde. Esta fala atrapalha não só o ministro, mas todos nós!

Sabemos que iremos enfrentar uma grave recessão econômica, mas o que nos cabe lidar diretamente é a grave crise sanitária.

Vamos seguir tocando nossas vidas com decisões baseadas em evidências científicas, seguindo exemplos bem sucedidos ao redor do mundo.

A grande maioria dos países do mundo, ocidentais e orientais, já firmaram seu curso no combate ao vírus e é este curso que o Nordeste Brasileiro seguirá.

Que Deus abençoe cada um de nós que pouco temos dormido. Que Deus nos abençoe!”