Drive Thru

Prefeitura do Recife disponibiliza drive thru para vacinação de idosos contra gripe

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura do Recife começa a vacinar os idosos contra gripe, em esquema de drive thru – em que a população com mais de 60 anos não precise descer do veículo para ser vacinada. A imunização ocorrerá em dois locais – um na Zona Norte, no Parque da Macaxeira; e outro na Zona Sul, no Shopping Rio Mar.

Nos dois primeiros dias da Campanha de Vacinação contra Gripe, 110 mil idosos e profissionais de saúde receberam a dose, que equivale a mais de 40% das pessoas que deveriam ser vacinadas nos 18 dias úteis desta primeira fase. Para evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde do (Sesau) Recife lembra que a vacinação desses grupos vai até o dia 15 de abril.

No parque, localizado na Avenida Norte, a ação contará com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que disponibilizará um caminhão com gerador próprio, frigobar para conservação das doses e banheiro.

O outro parceiro da ação é o grupo JCPM, que disponibilizou, para a imunização dos idosos, uma parte do estacionamento do centro de compras, que está fechado por causa da pandemia do novo coronavírus. O veículo acessa o shopping pelas cancelas principais, na Avenida República Árabe Unida, faz o contorno próximo ao edifício-garagem e retorna sentido empresariais. O posto de vacinação estará no acesso à Diagmax.

A Sesau está priorizando a vacinação dos idosos em postos volantes montados em mais de 40 escolas e creches municipais, assim como em clubes como o Náutico, associações de moradores, paróquias, polos da Academia da Cidade, entre outros. Já as salas de vacinação das unidades municipais de saúde estarão imunizando os profissionais, na tentativa de separá-los do público com mais de 60 anos. A lista de endereços está disponível no site da Prefeitura do Recife. Toda a vacinação está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Também no intuito de evitar aglomerações e focar na imunização dos idosos e profissionais de saúde, o Ministério da Saúde orientou, na última segunda (23), que os municípios suspendam as vacinações de rotina, principalmente das crianças, para que foquem apenas nos idosos e profissionais de saúde, até o dia 15.

OUTRAS ETAPAS – Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife