Morte

Certidão de óbito atesta suposta morte por covid-19 em Pernambuco

Reprodução

Veio a público nesta quarta-feira (25), a informação da morte de um homem de 57 anos, morador do bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes vitima de uma “síndrome respiratória grave” que pode ter sido consequência de “covid-19”. A morte ocorreu no Hospital Maria Lucinda, no Recife. A Certidão de Óbito (076562.01.55.2020.4.00036.271.0007542.15) foi lavrada pelo Cartório Porto Virgínio – 1º Distrito de Registro Civil e Notas, e sua autenticidade foi confirmada através de Selo Digital (nº 0076562.SBH01202002.0895) junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco.

De acordo com a Certidão, divulgada pelo Blog da Noelia Brito, o óbito teria ocorrido às 0h20 do último dia 23 de março. O sepultamento foi realizado no Cemitério de Santo Amaro, no Recife. O Blog afirmou ter entrado em contado com a Secretaria Estadual de Saúde, por intermédio de sua assessoria, questionando o motivo do óbito não ter entrado nas estatísticas e boletins, mas não obteve retorno.
Em nota enviada ontem (24), ao Blog dela, em resposta sobre outro óbito que segundo Boletim de Ocorrência da Polícia Civil de Pernambuco, teria ocorrido em Jaboatão, sob suspeita de ter sido causado por coronavírus, a Secretaria de Saúde respondeu que “A emissão da declaração de óbito é um ato médico, que tem por obrigação legal constatar e atestar a morte. Para haver a confirmação do agente causador (vírus, bactérias) em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag*), é necessário que haja coleta de material para análise em laboratório, como preconizado pelo Ministério da Saúde.” A nota ainda esclarece que “todos os dados relativos aos registros confirmados pela covid-19 estão sendo divulgados no boletim diário emitido pela SES-PE e que, até o momento, não há confirmação de morte em Pernambuco pelo novo coronavírus.”

Outro caso que foi averiguado, foi de uma morte em decorrência dos mesmos fatores, só que na cidade de Camaragibe. Nenhum dos dois casos citados foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde. O boletim desta quarta-feira deve ser divulgado apenas no final da tarde.

Repordução