Proibido

Governo de Pernambuco proíbe aglomeração em ônibus e terminais para evitar proliferação do coronavírus

Transporte Público do Recife
Transporte Público do Recife/ Foto: Reprodução

O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (24), uma portaria extraordinária sobre circulação de ônibus na Região Metropolitana do Recife.

Os ônibus devem circular com passageiros preferencialmente sentados e está proibida a aglomeração de pessoas nos Terminais Integrados (TI), em concordância com as últimas ações restritivas decretadas pelo Executivo estadual.

A portaria considera como aglomeração mais de 30 passageiros em uma fila para ônibus convencionais e, para BRTs ou veículos articulados, mais de 45 passageiros são considerados acúmulo e as operadoras de ônibus do STPP/RMR deverão adotar todas as providências para evitar acúmulo de passageiros em filas.

Por isso, deverão disponibilizar e utilizar frota de estoque nos terminais de passageiros (integrados, miniterminais) ou nas garagens. A operadora deverá ainda atender, de forma imediata, determinação da fiscalização do CTM para utilização da frota na linha indicada, ainda que seja de outra operadora ou de outra linha.

O documento é assinado pelos secretários de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, e de Saúde, André Longo, e pelo presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes (CTM), Erivaldo Coutinho.

A fiscalização será intensificada nos TIs e nos principais corredores de ônibus, contando com o apoio da Polícia Militar. As Secretarias e o Consórcio Grande Recife reforçam a orientação para que os passageiros ingressem nos veículos sentados e mantenham a distância necessária nas filas de espera.