Recife

Estabelecimentos comerciais que descumprem decreto são autuados no Recife

Para ampliar a divulgação de informações sobre a Covid-19, a Prefeitura também está fazendo uso de carro de som nas comunidades como parte da estratégia de conscientização da população. 

Estabelecimentos comerciais que descumprem decreto são autuados no Recife

Estabelecimento interditado no Recife. Foto: Divulgação/PCR

Publicado em 23 de março de 2020 - 19:42

Por

Estabelecimento interditado no Recife

Estabelecimento interditado no Recife. Foto: Divulgação/PCR

Em cumprimento ao decreto que determinou o fechamento do comércio, dos serviços e das obras de construção civil em todo o estado de Pernambuco, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, através da Diretoria de Controle (Dircon), com o apoio da Guarda Municipal, percorreu vários bairros da cidade com o intuito de fiscalizar e orientar os estabelecimentos que não estão cumprindo a determinação publicada no último domingo (22). A medida tem como objetivo diminuir a circulação de pessoas nas ruas e combater a disseminação do novo coronavírus. Para ampliar a divulgação de informações sobre a Covid-19, a Prefeitura também está fazendo uso de carro de som nas comunidades como parte da estratégia de conscientização da população.

Durante a operação realizada nesta segunda (23/03), 11 estabelecimentos comerciais foram autuados. Entre as infrações encontradas, a mais grave foi um restaurante de Santo Amaro com funcionamento de self-service. O estabelecimento foi interditado. Além disso, uma oficina mecânica na Av. Rosa e Silva encerrou seu expediente, depois que os fiscais orientaram o proprietário e funcionários sobre a importância das medidas em vigor. Na Antenor Navarro, bairro das Graças, uma lanchonete foi notificada por improvisar um “drive-thru” com cones na via pública, tentando burlar o decreto de saúde pública e ocupando irregularmente logradouro público. Também na Rosa e Silva, uma padaria foi orientada a recolher mesas e cadeiras que estavam dispostas no salão e passar fita zebrada isolando área do buffet de self-service e também o primeiro andar, onde eram servidas refeições.

Restaurante self-service interditado

Restaurante self-service interditado. Foto: Divulgação/PCR

Já na Zona Sul, houve a interdição de duas lanchonetes, Dois salões de beleza, ambos na Avenida Conselheiro Aguiar, acataram orientação para fechar. No caso dos estabelecimentos que receberam auto de infração, se houver reincidência, o local poderá ser interditado e perder alvará de funcionamento. Cerca de 30 profissionais da Dircon e Guarda Municipal estavam envolvidos na ação de fiscalização. A medida não vale para supermercados, mercados, padarias, feiras livres, farmácias, lojas de conveniência, restaurantes, lanchonetes e postos  de combustíveis.

“A ideia é esclarecer e conseguir que o próprio comerciante decida pelo fechamento e cumprimento das medidas. Se esse acordo não for alcançado, ele poderá ser multado e fecharemos o estabelecimento. Em caso de reincidência, o comerciante pode ser punido com a perda de alvará de funcionamento”, explicou Candida Bonfim diretora executiva de Controle Urbano do Recife.

Equipes da PCR atuando na fiscalização.

Equipes da PCR atuando na fiscalização. Foto: Divulgação/PCR

O cidadão pode denunciar estabelecimentos e obras que estejam descumprindo as medidas restritivas municipais para contenção do avanço do novo Coronavírus. As denúncias podem ser feitas de acordo com a área da cidade em que a irregularidade está acontecendo:

  • Regional Centro-Oeste

Whatsapp: 99110-1789

E-mail: centrooestedircon@gmail.com

  • Regional Norte

Whatsapp: 99159-1493

E-mail: nortedircon@gmail.com

  • Regional Sul

Whatsapp: 99485-0083

E-mail: suldircon@gmail.com

O Governo de Pernambuco, por meio da SDS, também está empenhado na contenção do avanço do novo Coronavírus e ativou o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) para garantir o cumprimento das medidas de prevenção no Estado. Ligue 190 se vir aglomerações acima de 10 pessoas.

carro de som nas comunidades do Recife

Carro de som nas comunidades do Recife. Foto: Divulgação/PCR

Carros de Som – Para ampliar a divulgação de informações sobre a Covid-19, a Prefeitura também está fazendo uso de carro de som nas comunidades como parte da estratégia de conscientização da população para o controle da pandemia do novo coronavírus na cidade. Ao todo, quatro carros de som vão circular por dia, sete dias da semana, pelas ruas do município divulgando sobre a importância de ficar em casa e evitar aglomerações, atitude indispensável para combater a disseminação da doença. Bairros como Ibura, Jordão, Afogados, Córrego do Jenipapo, Vasco da Gama, Casa Amarela, Beberibe, Agua Fria e UR-11 já receberam a ação.

Da redação do Portal com informações da PCR

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com