Radical

Deputado Federal propõe corte total de salários de todos parlamentares para combater COVID-19

Celso Maldane
Celso Maldaner – Foto: Luis Macedo/Câmara/ND

Neste sábado (21), o deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC), informou que vai protocolar uma proposta de corte integral de deputados e senadores do Congresso Nacional, visando destinar os recursos economizados para o combate à pandemia de coronavírus que afeta o mundo, e agora o Brasil.

A ideia surgiu após o anúncio do poder Executivo autorizando os empregadores de estabelecimentos que estarão fechados durante a epidemia a cortarem até 50% dos salários dos seus funcionários, porém, o deputado catarinense foi além, ele propôs o corte total do salário dos parlamentares. Maldaner acredita que “neste momento, nosso principal compromisso seja com a saúde pública e no combate ao COVID-19”.

Segundo o deputado, o “Projeto de Decreto Legislativo que tem como objetivo autorizar a remuneração paga aos parlamentares, o subsídio no valor de R$ 33.763,00 a ser destinado para o Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de assistir a saúde pública brasileira, nos casos de Pandemia e Calamidade Pública”. O valor economizado, com 513 deputados federais e 81 senadores, chegaria a pouco mais de R$ 20 milhões mensais.