Paulista

No Paulista, Unidade de Saúde que não cumprir horário terá caso encaminhado ao Ministério Público

Pronto Clínica Torres Galvão, em Paulista
Pronto Clínica Torres Galvão, em Paulista. Foto: Divulgação

Através da Portaria de nº 061/2020, a Secretaria de Saúde do Paulista determina que todas as Unidades de Saúde da Família (USF), devem atender a demanda do território, independente da área de cadastro, e cumprir rigorosamente o expediente de trabalho, não sendo autorizada a diminuição do horário de atendimento à população.

Caso alguma unidade de saúde inicie o atendimento depois do horário previsto, ou seja, 08h, ou que suspenda o atendimento antes da hora determinada, às 17h, o caso será encaminhado ao Ministério Público para que sejam apuradas as causas e a responsabilidade pela ação irregular.

Considerando que o COVID-19 está caracterizado como uma Pandemia Mundial e que o novo Coronavirus tem altíssima capacidade de contágio e levando em conta ainda que é obrigação do profissional de saúde atender a população, para honrar seu juramento profissional, a Secretaria de saúde orienta que no caso da necessidade de um profissional se ausentar, deve informar à gerente de território para que seja providenciado outro profissional para assumir as tarefas. Para aqueles que apresentarem algum tipo de enfermidade, deve apresentar atestado médico, justificando a ausência.

Ambulância do Samu.
Ambulância do Samu. Foto: Divulgação

Para este final de semana, a Saúde do Paulista estará atuando em regime de plantão, com a Policlínica Torres Galvão, situada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro, funcionando para atender casos de urgências e emergências. A população do Paulista também pode contar ainda com o reforço do SAMU, por meio do fone 192.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Paulista