Petrolina

Coronavírus: Prefeitura de Petrolina e Hospital Universitário montam UTI exclusiva para Covid-19

O prefeito defende que a montagem da UTI exclusiva é mais uma ação preventiva para preparar a cidade e reduzir impactos maiores na rede pública.

Coronavírus: Prefeitura de Petrolina e Hospital Universitário montam UTI exclusiva para Covid-19

Publicado em 16 de março de 2020 - 22:49

Por

Fotos: Jonas Santos/Divulgação

O prefeito Miguel Coelho visitou, nesta segunda-feira (16), o espaço onde foi montada uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para atendimento de casos relacionados ao coronavírus. O centro funcionará no Hospital Universitário, a partir desta semana, e será referência na região do São Francisco.

A decisão do prefeito de implantar uma UTI especializada tem a intenção de evitar longas viagens e maior exposição de pacientes que tenham a confirmação da Covid-19. Sem a criação da unidade médica, as pessoas em situação mais grave teriam de se deslocar até o Recife, sob risco, inclusive, de não encontrar vagas nas urgências.

O Centro foi criado através de um convênio da Prefeitura de Petrolina com o Hospital Universitário. A gestão municipal contratará 35 profissionais de saúde, a exemplo de médicos e enfermeiros. Esse efetivo estará exclusivamente dedicado ao tratamento da Covid-19. Já o HU ficará responsável pelos equipamentos e estrutura física.

Segundo Miguel, a medida estratégica foi necessária, mesmo sem nenhum caso confirmado em Petrolina. O prefeito defende que a montagem da UTI exclusiva é mais uma ação preventiva para preparar a cidade e reduzir impactos maiores na rede pública. “Hoje, a orientação que recebemos do Estado é de enviar os pacientes para o Recife. São mais de 700 km de deslocamento com a possibilidade real de não encontrar vaga na UTI na capital, pois lá também já existem casos e isso deve aumentar. Então, decidimos arcar com os investimentos, mesmo sem ser nossa obrigação, por termos uma situação que requer esforços de todos os entes da federação, municípios e a sociedade civil. Estamos fazendo tudo o que podemos com visão preventiva para reduzir os danos e proteger vidas”, explica Miguel.

 

Petrolina, até esta segunda (16), não tem nenhum caso confirmado da Covid-19. Ainda assim, o prefeito Miguel Coelho assinou um decreto municipal com uma série de medidas preventivas como suspensão de eventos com mais de 100 pessoas, restrição de atendimento em repartições municipais e a criação de um comitê de operações para monitoramento do coronavírus na cidade sertaneja.

Da redação do Portal com Informações da Assessoria da Prefeitura de Petrolina

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com