EUA

Presidente Bolsonaro visita unidade da Embraer em Jacksonville, na Flórida

Bolsonaro durante visita à fábrica da Embraer nos EUA
Foto: Alan Santos/PR

Na terça-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro visitou as instalações da Embraer em Jacksonville, Flórida, aonde chegou embarcado em uma aeronave VC-2, fabricada pela própria empresa. O presidente reuniu-se com representantes da empresa e visitou o hangar da companhia, onde cumprimentou funcionários e conheceu a linha de produção das aeronaves.

“Uma empresa genuinamente brasileira, que nos orgulha fora do Brasil. Ela representa a alma do povo brasileiro e toda a sua capacidade de vencer”, disse Bolsonaro em discurso durante a visita.

O presidente participou da cerimônia de descerramento da placa comemorativa da visita e conheceu o Super Tucano A-29, um dos produtos de maior referência no mercado de segurança e defesa produzido pela Embraer.

“A visita do presidente Bolsonaro hoje foi um marco importantíssimo. Ele estreita essa relação com a Embraer, que nasceu no seio da Força Aérea Brasileira, e hoje é uma empresa de desenvolvimento tecnológico e inovação reconhecida internacionalmente”, afirmou o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto.

Essa unidade da Embraer emprega 81 funcionários, dos quais 65% são veteranos militares americanos. Desde setembro de 2014, quando a primeira aeronave oriunda dali foi entregue, 32 unidades já foram distribuídas.

Bolsonaro visita unidade Embraer nos EUA
Foto: Alan Santos/PR

“Jacksonville é um polo de desenvolvimento tecnológico muito grande e temos um nicho muito especifico, que é muito representativo para o Brasil, a fábrica da Embraer de Super Tucanos. O presidente terá a oportunidade de ver como hoje há uma interação muito grande no setor de alta tecnologia entre a indústria aeroespacial brasileira e também americana na produção desse jato”, afirmou o embaixador João Mendes, cônsul-geral na Flórida, antes da visita.

Super Tucano

O A-29 Super Tucano, da Embraer, é referência mundial para missões de ataque leve, apoio aéreo tático e reconhecimento. O A-29 é fabricado pela Embraer no Brasil e em uma segunda linha de montagem nos EUA, em parceria com a Sierra Nevada Corporation (SNC). O A-29 já foi selecionado por 15 forças aéreas em todo o mundo, com mais de 230 aeronaves entregues e mais de 250 vendidas

É a única aeronave de ataque leve com um certificado de tipo militar da Força Aérea dos EUA, apresentando um custo por hora de voo de aproximadamente US$ 1.000. Pode operar em pistas não preparadas e ambientes austeros e emprega os mais modernos armamentos inteligentes e sensores de vigilância.

O A-29 Super Tucano foi desenvolvido pela Embraer de acordo com requisitos da Força Aérea Brasileira (FAB). Após o início das operações com a FAB, esse modelo tornou-se um sucesso de vendas, sendo exportado para países da América do Sul, Ásia e África. Em 2019, o o Super Tucano participou pela primeira vez do exercício de combate simulado Green Flag na Base Aérea de Nellis, Nevada.

“Os super tucanos são vendidos para a Força Aérea Americano, para o governo americano, e são utilizados em diferentes lugares do mundo. Estão voando no Afeganistão, no Líbano, na Nigéria, representando a confiança do governo americano na tecnologia brasileira, com qualidade e custo corretos”, afirmou o presidente de Defesa e Segurança da Embraer, Jackson Schneider.

Da redação do Portal com informações do Planalto Federal