Polêmica

Deputado propõe PL que poderá amputar as mãos de políticos condenados por corrupção

Deputado federal Emerson Miguel Petriv, o ‘Boca Aberta’ (Pros-PR)
Deputado federal Emerson Miguel Petriv, o ‘Boca Aberta’ (Pros-PR)/ Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal Boca Aberta (PROS-PR) protocolou, nesta terça-feira (10), um projeto de lei que chamou atenção pela consequência que pode levar. Caso o projeto de lei for aprovada, seria determinado a amputação das mãos de políticos condenados por corrupção, mas a sugestão não receberá atenção.

Algumas horas depois da protocolização, a Câmara dos Deputados devolveu o projeto por se tratar de uma proposta “evidentemente inconstitucional”. Boca Aberta ainda pode recorrer ao Plenário.

De acordo com o texto, a amputação seria feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e qualquer político, inclusive o presidente da República, estaria sujeito à punição, caso “condenado por crime de corrupção contra o patrimônio público, desde a condenação até o trânsito”.

O deputado alega que a medida é necessária pois os “políticos se aproveitam da boa fé dos eleitores, prometem tudo, não cumprem e nada-lhes acontece”. Ele também afirma que a “população está cansada de sofrer nas mãos de políticos inescrupulosos e frios, pessoas más, desumanas”.

“O regime fechado da Coreia do Norte também condena corruptores à morte. Entre 2007 e 2010, pelo menos 37 pessoas foram executadas por praticas esse tipo de crime no país”, diz o texto.

Boca Aberta foi vereador em Londrina (PR), entre 2017 e 2018, mas interrompeu o mandato para se candidatar ao cargo de deputado federal, sendo eleito com mais de 90 mil votos.