Parabéns

Aniversário de Olinda e Recife com bolo gigante, shows e espetáculos gratuitos

Recife e Olinda
Foto: Divulgação

A Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade comemora, nesta quinta-feira (12), 485 anos de história. A programação do aniversário de Olinda será plural, ao som dos diversos ritmos musicais. A partir das 17h, um cortejo de agremiações vai promover uma grande festa, celebrando a idade nova junto a população. Como não poderia faltar, um bolo gigante, com 485 quilos de muito sabor, será distribuído ao público, no polo montado na Praça do Carmo, no coração do Sítio Histórico.

O corte da iguaria será comandado pelo prefeito, Professor Lupércio, assinalando também uma bela queima de fogos, marcando o festejo. O agito fica por conta das baterias Cabulosa, Sambatuki e D’Break; o grupo Batadoní, o Bloco de Samba Acadêmicos ADS e a tradicional Pitombeira dos Quatro Cantos, promovendo a folia. Também sobem ao palco, assinalando a cultura da terra, Ana Lúcia do Coco e Alafin Oyó. O ritmo também segue com as bandas Malícia Champions e Júnior Chumbago.

Recife

Comemorando 483 anos de cultura, resistência, praia, rios, mangues, pontes e histórias que atravessam nossa gente e nossa geografia, a Prefeitura do Recife preparou uma extensa programação em celebração ao aniversário da cidade, que começa nesta quarta-feira (11), véspera do dia da capital mais ensolarada do Brasil, e não acaba nem depois que o boi voar. Serão atividades de lazer, culturais, entrega de equipamento de saúde, prestação de serviço à população e muito bolo: um quilo para cada ano celebrado.

O Recife Mais Cultura, que acontece na Pracinha de Boa Viagem, um dos principais cartões postais da cidade, vai receber a Orquestra Viena, a partir das 19h, com apresentações de passistas, na quarta-feira (11). Na quinta-feira (12), a festa começa na nascente de mais um equipamento de saúde para atender à população do Recife. Beneficiando cerca de 12 mil pessoas, a Upinha Vila Arraes está localizada na Várzea. Com um investimento de R$ 2,8 milhões, a Unidade de Saúde da Família (USF) vai funcionar 24 horas, garantindo a ampliação da cobertura em Saúde da Família do bairro.

Para celebrar a capital pernambucana, o Parabéns para Você este ano acontece em mais um bairro da cidade. Depois do Alto Santa Terezinha, que recebeu o bolo de aniversário em 2019, a Várzea sedia os festejos deste ano, ao final da inauguração da Upinha. A mais saborosa das tradições do aniversário do Recife terá 483 kg, um por ano de história, e será distribuída ao público em mais de três mil fatias individuais.

O Recife respira inovação e criatividade. Aqui, o presente e o passado formam uma intensa diversidade cultural. O aniversário da cidade rememora também a vida de Chico Science que, se estivesse vivo, completaria 54 anos, na próxima sexta-feira (13). Celebrando este ícone pernambucano e também os 25 anos do movimento Mangue Beat, a Prefeitura do Recife, em parceria com o Som na Rural, realiza o Baile Back to the Mangue, nesta sexta, no Pátio de São Pedro.

O evento promoverá os novos trabalhos de veteranos do Movimento e atualizará a cena com a plateia e convidados que cresceram embalados ao som destes artistas. A programação será a partir das 19h, com apresentações de Renato L, Fred 04, Maciel Salu – com participações de Isaar, Fábio Trummer (Banda Eddie) e Cannibal (Devotos), além de Combo X, com participação especial de Maia (Lamento Negro) e Pácua (Via Sat).

Além das atrações musicais, o evento também vai reunir memórias afetivas ligadas ao Movimento Mangue Beat e a Chico Science, com o Museu Efêmero. Também serão expostas as criações do artista visual e ilustrador Edival Jr., desenvolvedor da ilustração que inspirou a criação do Back to the Mangue.

Reconhecido no Prêmio Nacional do Turismo 2019 como a Melhor Iniciativa de Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo, o espetáculo O Boi Voador entra em cena, pelo terceiro ano consecutivo, na Praça do Marco Zero, no próximo domingo (15), às 18h. Até lá, várias intervenções com atores serão realizadas nos shoppings e espaços públicos da cidade, convidando e instigando a população para assistir à peça. No dia do evento, atores estarão espalhados pelo bairro, interagindo com o público. O Boi Voador é um evento realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, em parceria com a Metron Produções.

A dramatização resgata o período holandês da cidade, com foco principal na inauguração da primeira ponte recifense. Mais de 90 atores tomam conta do principal ponto turístico da cidade retratando o século 17, quando o Conde Maurício de Nassau prometeu fazer um boi voar. Edificações do bairro serão usadas como cenário, que contará ainda com uma réplica da antiga Ponte do Recife. O ápice da apresentação será o momento do voo do boi, que sairá da Associação Comercial para uma torre armada no Marco Zero, com queima de fogos e trilha sonora. A Prefeitura do Recife estará com o estacionamento aberto e haverá serviços gratuitos de transfers, das 16h às 21h.

Em parceria com a Ekaut, a Secretaria de Turismo do Recife criou um um rótulo comemorativo para o 483º aniversário da cidade. As cervejas serão comercializadas a partir do domingo (15), durante o espetáculo O Boi Voador.

E como já é de praxe, domingo é também dia de Ciclofaixa de Turismo e Lazer. Os 36,5 km exclusivos para bicicleta estarão disponíveis, das 7h às 16h. A partir das 8h30 haverá um passeio ciclístico saindo da Avenida Alfredo Lisboa em celebração aos aniversários de Recife e Olinda. Inscrições e mais informações pelo site: minhasinscricoes.com.br/evento/PasseioCiclistico.

Outra opção é utilizar os roteiros que estarão disponíveis via QR Code na estação do BIKE PE da Avenida Rio Branco. De lá, os ciclistas podem optar pelo Circuito da Poesia, Recife dos Grafites e da Arte de Rua ou ainda o Roteiro Contemplativo do Bairro do Recife e Boa Vista.

O Olha! Recife, projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, ofertará, no sábado (14), um passeio de catamarã em homenagem ao aniversário da cidade. A embarcação sai às 9h, do Catamaran Tours. Há também a opção de passeio a pé, no domingo (15), com o tema Boi Voador, a partir das 14h. Os participantes vão conhecer a história Recife Holandês, passando pela Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus, Praça da República. O tour termina na Praça do Marco Zero, onde será realizado o espetáculo O Boi Voador. Para garantir a vaga será necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira (13).

MAIS BOLO, HINO E VISITA AO MUSEU

No Museu da Cidade, equipamento gerido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, também vai ter bolo, além de uma extensa programação, que só acaba no próximo dia 3 de abril. Nesta quinta-feira (12), a partir das 16h30, acontecerá o evento Bandeira Sempre no Alto, com troca da bandeira do Recife e apresentação do Coral Novo Milênio, que cantará o hino da cidade com a participação do Coral Novo Milênio, alunos e visitantes. O evento acaba com gosto de chocolate, no corte de mais um bolo para celebrar a aniversariante de tantos atributos cultuais e históricos.

Mas a programação continua no Museu até o próximo dia 3 de abril, com um convite para estudantes de escolas particulares e públicas se aventurarem pela história  recifense, participando da visita teatralizada “Recife: Nossa História”. Realizada nas instalações do Museu, no Forte das Cinco Pontas, a vivência é comandada pelo ator Paulo André, que vive um arqueólogo, e pela equipe do Educativo do Museu. Entre charadas, brincadeiras e muita informação, a visita termina com a sensibilização sobre a importância de cultivar a cidadania todos os dias para colher futuros mais felizes e férteis para o Recife. Escolas das redes pública e particular interessadas em participar devem solicitar o agendamento pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (81) 3134-3761.

DESFILE DAS AGREMIAÇÕES CAMPEÃS

Brinquedos e brincantes da cultura popular não poderiam ficar de fora das comemorações do aniversário do Recife. No próximo dia 21, a partir das 16h, no Boulevard Rio Branco, desfilam os primeiros colocados do Grupo Especial do Concurso de Agremiações do Carnaval 2020, realizado pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultuara Cidade do Recife. Ao todo, irão se apresentar 11 agremiações, vencedoras das categorias Troças Carnavalescas, Clubes de Frevo, Clubes de Boneco, Blocos de Pau e Corda, Maracatus de Baque Solto, Maracatus de Baque Virado, Caboclinhos, Tribos de Índios, Bois de Carnaval, Ursos (La Ursa) e Escolas de Samba. São elas: Abanadores do Arruda, Clube das Pás, O Menino do Pátio de São Pedro, Amante das Flores de Camaragibe, Estrela Dourada de Buenos Aires, Nação Porto Rico, Tribo Indígena Kapinawá, Índios Tabajaras de Goiana, Boi Maracatu, Urso Cangaçá de Água Fria e Galeria do Ritmo.

Confira a programação completa no portal visit.recife.br.

PROGRAMAÇÃO

Recife Mais Cultura

Data: 11/03 (quarta-feira)

Local: Pracinha de Boa Viagem

Horário: 19h

Inauguração Upinha Vila Arraes e Corte do Bolo Gigante

Data: 12/03 (quinta-feira)

Local: Avenida Afonso Olindense s/n
Horário: 9h

Back to the Mangue

Data: 13/03 (sexta-feira)

Local: Pátio de São Pedro

Horário: a partir das 18h

19h – Renato L
20h – Fred 04
21h – Maciel Salu e Banda, com participação especial de Isaar, Fábio Trummer (Banda Eddie) e Cannibal (Devotos)
23h – Combo X, com participação especial de Maia (Lamento Negro) e Pácua (Via Sat)

Olha! Recife no Rio

Data: 14/03 (sábado)

Roteiro: Recife e suas pontes

Horário: 9h

Saída: Catamaran Tours

Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira (13)

Olha! Recife a pé

Data: 15/03 (domingo)

Roteiro: Boi Voador

Horário: 14h

Saída: Praça do Arsenal

Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira (13)

Passeio Ciclístico Encontro Das Cores

Data: 15/03 (domingo)

Horário: 8h30

Local: Avenida Alfredo Lisboa – Ciclofaixa de turismo e lazer

Inscrições: https://minhasinscricoes.com.br/evento/PasseioCiclistico

O Boi Voador

Data: 15/03 (domingo)

Horário: 18h
Local: Praça do Marco Zero

Desfile das campeãs do Concurso de Agremiações

Data: 21/03 (sábado)

Horário: 16h

Local: Boulevard Rio Branco

Da redação do Portal com informações das Secom de Olinda e Recife