Recife

Vila Santa Luzia, na Torre, recebe programa de iluminação de Led da prefeitura do Recife

Prefeito Geraldo Julio entregou na noite desta segunda-feira (9) mais uma etapa do programa, que já beneficiou com iluminação LED 107 comunidades em áreas consideradas mais vulneráveis do município.

Vila Santa Luzia, na Torre, recebe programa de iluminação de Led da prefeitura do Recife

Foto: Divulgação/PCR

Publicado em 9 de março de 2020 - 22:19

Por

Santa Luzia na Torre

Foto: Divulgação/PCR

A Vila Santa Luzia, na Torre, é mais uma localidade contemplada com o programa Ilumina Recife. Com esta nova fase, são 107 as comunidades em áreas consideradas mais vulneráveis do município beneficiadas com a implantação de iluminação em LED. Recebido pelos moradores, o prefeito Geraldo Julio circulou na noite desta segunda-feira (9) para conferir o resultado da intervenção. O prefeito aproveitou ainda para conferir o andamento da pavimentação na Rua Aiapua, na localidade.

O prefeito Geraldo Julio destacou que o objetivo agora é chegar a 90% do Recife com o novo tipo de iluminação. “A Iluminação em LED traz economia para a cidade, gastando menos energia, o que é bom para o meio ambiente também. Mas principalmente porque muda a qualidade de vida das pessoas. Além de iluminar a ruas, ilumina as calçadas, as portas das casas e assim as pessoas podem ficar mais à vontade. Aqui em Santa Luzia foram 437 pontos e com isso a gente já passa de 100 comunidades contempladas. O programa vai avançando e o Recife já é a capital que tem o maior número de Iluminação LED em todo o país. A gente vai continuar o trabalho até chegar a 90% da cidade em breve”, afirmou o gestor.

Santa Luzia na Torre

Foto: Divulgação/PCR

Na Vila Santa Luzia foram 457 luminárias LED instaladas em um investimento na ordem de R$ 420 mil. Dos 30 mil novos pontos de LED que serão instalados em locais considerados vulneráveis para a segurança pública pelo Pacto Pela Vida, 21.392 mil já foram entregues pela Emlurb, em um investimento de mais de R$ 4 milhões. São 145 comunidades receberão a nova iluminação até abril deste ano. Atualmente a cidade conta com 98.338 pontos de iluminação pública.

Lançada em outubro de 2019, a nova etapa já contemplou comunidades como Coque e Papelão; Beira Rio; dos Coelhos; Sítio do Berardo; Vila São Miguel e Marrom Glacê; Córrego do Botijão; Córrego do Eucalipto; Vila Moacir Gomes; Comunidade Alto do Refúgio; Areinha, no Pina; Comunidade do Bode; Brega e Chique na UR-07; Comunidade Mamede Coelho; Córrego da Bica; e Comunidade do Entrapulso.

Ilumina Recife

Desde 2013 a Prefeitura vem modernizando o Parque de Iluminação Pública da cidade em locais como as avenidas Agamenon Magalhães, Norte, Boa Viagem e Recife, além de acesso a áreas de morros na cidade. A eficientização proposta pelo município busca justamente uma melhora da iluminação das vias atrelada a fatores sustentáveis, como a redução da potência das luminárias utilizadas. Dessa forma, utilizam-se lâmpadas com potência reduzida, mas que garantam a qualidade da iluminação da via. A consequência disso é a diminuição no consumo de energia. Na Avenida Boa Viagem, por exemplo, essa redução pode chegar a 70%. A implantação de LED nos morros também já beneficiou os acessos a diversas comunidades, como Morro da Conceição; Alto Santa Isabel; Alto José do Pinho; Alto José Bonifácio; Alto do Mandu; na Cohab/Ibura sendo contempladas Av. Pernambuco, Av. Rio São Francisco, Av. Engenho Serra Verde, Av. Engenho Muribeca, Av. Engenho Muribara, Av. São Paulo, Av. Santa Fé, Av. Rio Largo e Av. 12 de Junho além de 13 luminárias no Jordão, instaladas na Rua Cristália. Outras localidades ainda serão atendidas com a ação.

Da redação do Portal com informações da PCR

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com