Despencou

Entenda a disputa entre Russia e Arábia Saudita que fez o preço do Petróleo desabar

Desde 1991 não se via uma desvalorização tão grande.

Entenda a disputa entre Russia e Arábia Saudita que fez o preço do Petróleo desabar

Foto:@Globaltimes

Publicado em 9 de março de 2020 - 14:18

Por

Foto:@Globaltimes

O barril do petróleo chegou a cair 30% na abertura do mercado nesta segunda após a Arábia Saudita ter anunciado aumento na produção e desconto para compradores. A decisão ocorre após o fracasso de negociações entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e a Rússia para reduzir a oferta de petróleo e evitar queda nos preços por causa do coronavírus. O acordo, contudo, foi rejeitado pelos russos, e a decisão da Arábia Saudita é vista como retaliação.

Segundo a jornalista Cristiane Norberto: Desde 1991 não se via uma desvalorização tão grande do petróleo como a de ontem na abertura do pregão britânico. A queda foi de 30% e o barril Brent valia U$$ 30. O motivo: a saudi aramco resolveu entrar em uma guerra de preços com a Rússia (que desde 2016 era sua aliada, rejeitou pedidos sauditas e não aceitou acordo com a opep para diminuir sua produção) para exportação do petróleo, abaixando assim os valores, a fim de conter efeitos do coronavirus sob o commodity.

Iander Porcella, jornalista da Agência Estado, comentou: A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) se reuniu na semana passada com aliados e tentou, sem sucesso, chegar a um acordo para aumentar o corte na produção de petróleo – o que compensaria, em parte, a queda na demanda e ajudaria a equilibrar os preços. A Rússia um dos países que fazem parte do grupo chamado de Opep, se opôs ao aprofundamento do corte na produção, defendido principalmente pela Arábia Saudita. No final de semana, a Arábia Saudita anunciou que cortaria pela metade seus preços oficiais do barril de petróleo, em uma tentativa de pressionar a Rússia. Analistas falam em guerra de preços entre a Opep e os russos.

Ainda sobre o mesmo tema, Guga Chacra, repórter da globo,  comentou:

Senhores, apertem os cintos e se preparem para a segunda-feira. Queda histórica do petróleo após a briga Rússia x Arábia Saudita. Parte da Itália em isolamento por causa do coronavírus. Bolsas despencando na Ásia e nos índices futuro da Bolsa de NY. Pode ser um dia de pânico e caos, dispara o joranalista.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Twitter 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com