Mulheres

Conheça as três oficiais mais antigas das Forças Armadas do Brasil nos dias atuais

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, um encontro esta semana reuniu a Contra-Almirante Dalva, da Marinha, a Cel Carla Beatriz, do Exército e a Cel Carla Lyrio, da Aeronáutica.

Conheça as três oficiais mais antigas das Forças Armadas do Brasil nos dias atuais

Publicado em 8 de março de 2020 - 17:36

Por

Mulheres das forças armadas do BRASIL

Foto: Divulgação/Fábio Maciel

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou na última quinta-feira desta semana (05/03), no Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), uma programação especial para todo o efetivo do Complexo Santos Dumont e das organizações subordinadas do Rio de Janeiro.

O evento teve a apresentação do Painel de Debate com as três oficiais mais antigas das Forças Armadas: A Contra-Almirante Médica Dalva Maria Carvalho Mendes, da Marinha do Brasil, a Coronel Carla Beatriz Medeiros de Souza Albach, do Exército Brasileiro e a Coronel Médica Carla Lyrio Martins, da Força Aérea Brasileira.

Encontro com as três oficiais mais antigas das Forças Armadas

Foto: Divulgação/Fábio Maciel

Em suas palavras de abertura, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, ressaltou a importância do efetivo feminino no cumprimento da missão das Forças Armadas. “Parabenizo cada uma pelo eficiente trabalho, que agrega conhecimento e profissionalismo à Instituição”, pontuou o Oficial-General.

Foto: Divulgação/Fábio Maciel

A escolha da carreira, a trajetória e os momentos relevantes foram alguns dos assuntos do debate. Como pioneiras, participaram de momentos marcantes nas Forças Armadas. A Coronel Carla Lyrio conta que em 2015, foi a primeira a assumir o comando de uma unidade, a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes, no Rio de Janeiro (RJ). “Considero que esse foi um dos maiores desafios na carreira, foi uma experiência muita positiva”, contou.

Para a oficial, as experiências superaram as expectativas da carreira militar. “Tive o privilégio de ter sido a primeira mulher aeronavegante com função a bordo de uma aeronave de caça. Meu primeiro voo foi uma missão operacional de reconhecimento. Sou grata e me sinto honrada em servir à Força Aérea Brasileira”, revelou.

Foto: Divulgação/Fábio Maciel

Esse pioneirismo traz um misto de alegria e responsabilidade, demonstrando toda a capacidade e a garra das três oficiais. A Contra-Almirante Dalva é a primeira mulher da história a ocupar um cargo de oficial-general das Forças Armadas. “Estou muito feliz com a participação cada vez mais significativa da mulher. Estamos construindo a história de nosso País”, afirmou.

Foto: Divulgação/Fábio Maciel

O Brasil tem ocupado cada vez mais destaque no cenário mundial e o número de mulheres militares brasileiras atuando nas missões de paz tem aumentado. Para a Coronel Carla Beatriz, a participação na missão no Haiti foi uma das mais relevantes em sua carreira. “Todos têm profundo respeito, carinho e admiração pelos militares brasileiros. A atuação no Haiti foi um grande aprendizado, é extremamente importante poder ajudar em uma situação tão difícil como aquela e ser útil à sociedade”, destacou.

Para a Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Greice Souza de Oliveira, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Cruz (DTCEA-SC), as histórias de vidas das oficiais servem de exemplo para todas as militares. “Assim como relataram durante o debate, nós devemos lutar pelos nossos sonhos, pois é possível conciliar a vida de mulher, mãe e companheira. Não devemos deixar de abraçar as oportunidades que as Forças Armadas oferecem, como as missões e cursos, podendo ampliar conhecimento e acrescentar para a carreira militar conquistada”.

Foto: Divulgação/Fábio Maciel

Ao encerrar o debate, o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, destacou a atuação das mulheres em diversas especialidades, como a presença na área operacional. “Estamos comemorando a vitória das mulheres nas Forças Armadas. Essas conquistas são construídas todos os dias. Presenciamos uma sequência de fatos memoráveis”, avaliou.

Autoridades presentes

Estiveram, também, presentes ao evento os Chefes dos Subdepartamentos de Operações, Técnico e de Administração, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, Brigadeiro do Ar Mauricio Ferreira Hupalo, Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo, respectivamente, e demais autoridades.

Da redação do Portal com informações da Assessoria de Comunicação Social do DECEA e reportagem de Denise Fontes e 
fotos de Fábio Maciel.

Veja essas e mais notícias em:

Posts Relacionados




WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com