Defesa

Eduardo Bolsonaro defende Gabriel Monteiro, soldado youtuber que pode ser expulso da PMERJ

Eduardo Bolsonaro presta solidariedade ao PM Gabriel Monteiro/ Foto: Montagem

O policial militar e youtuber Gabriel Monteiro teve o porte de arma suspenso e está submetido a um processo administrativo disciplinar em que pode ser expulso da corporação do Rio, alguns parlamentares se posicionaram sobre o caso nas redes sociais.

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, foi um dos que se pronunciaram a favor do PM.

“Não conheço Gabriel Monteiro mas pelo que vejo no YouTube, parece que faz um bom trabalho. Sou a favor do porte de todo cidadão de bem e a necessidade fica mais notória ainda quando se trata de um policial ameaçado de morte pelo crime organizado. Retirar seu porte é quase uma sentença morte”, escreveu o parlamentar.

Na mesma rede social, Gabriel agradeceu pela mensagem e disse a Eduardo que espera “conhecê-lo um dia”. O soldado ainda citou na publicação um vídeo gravado por ele no qual descrevia o senador Flávio Bolsonaro (sem partido), irmão de Eduardo, como uma figura “atrelada ao petismo e à corrupção. Não declaradamente, mas por suas atitudes”. Atualmente, o soldado diz que o vídeo foi “equivocado”.

O PM gravou um vídeo na presença do oficial e publicou na internet, sem autorização, afirmando que Ibis foi visto entrando em uma área dominada por uma facção criminosa e pergunta: “O senhor é do PSOL, não é? (…) Existe alguma ligação entre o PSOL e a criminalidade da Maré?”.

Outros parlamentares também defenderam o soldado, muitos ex-militares. Entre eles, os deputados federais Coronel Tadeu (PSL-SP) e Coronel Derrite (PSL-SP). Derrite fez uma transmissão ao vivo com o policial processado e disse que iria disponibilizar o trabalho de seus assessores jurídicos para o caso.

Outro deputado federal que se posicionou foi Otoni de Paula (PSC-RJ). Ele comentou o processo na tribuna da Câmara na noite de quinta-feira e cobrou uma resposta do governador do Rio, Wilson Witzel, sobre a situação em uma transmissão ao vivo no Facebook.

“O governador é o chefe máximo da Polícia Militar e da Polícia Civil. A última palavra é do governador. Não adianta Wilson Witzel se esquivar do assunto, não vamos aceitar”, disse o parlamentar.

Gabriel trabalha na segurança do deputado estadual Felippe Poubel (DEM-RJ). O parlamentar também demonstrou apoio ao soldado. “Quero deixar claro ao nosso público que todas as medidas de defesa ao Gabriel Monteiro, meu irmão de batalha, estão sendo avaliadas. Nunca abandonamos soldado em batalha! Estaremos juntos sempre!”, escreveu no Twitter.