Comemoração

Assembleia Legislativa celebra 98 anos do Partido Comunista do Brasil

Os 98 anos do Partido Comunista do Brasil – considerado o mais antigo do País. Foto: Jarbas Araújo

Os 98 anos do Partido Comunista do Brasil – considerado o mais antigo do País – foram comemorados, nesta segunda (2), em Reunião Solene na Assembleia Legislativa. O deputado João Paulo (PCdoB) solicitou a homenagem, que contou com a presença de militantes e admiradores da legenda. O PCdoB guia-se pela teoria marxista-leninista, adota como princípio o centralismo-democrático e organiza sua militância para a luta social e para a política transformadora.

O então PCB iniciou as atividades em 25 de março de 1922, reunindo várias tendências de esquerda, em meio a um cenário internacional de forte tensão entre os regimes capitalista e comunista. Em 1962, adotou a sigla PCdoB. Os comunistas ficaram na clandestinidade por 60 anos, em diversos momentos históricos do País, como no período do Estado Novo (1937-1945) e durante o Regime Militar (1964-1985). Em 23 de maio de 1985, reconquistou a legalidade, a partir da redemocratização do Brasil.

Ao abrir a solenidade, o presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PP), declarou que “o PCdoB vem reafirmando sua convicção na democracia e possui admiradores entre os mais variados segmentos da população, além da classe trabalhadora: jovens, líderes comunitários, estudantes, entre outros, sem distinção de gênero ou cor”. O parlamentar passou o comando da cerimônia para o deputado Waldemar Borges (PSB).

Segundo João Paulo, não se pode falar da história política do País sem destacar o papel desempenhado pelos comunistas. “O Partido Comunista do Brasil defende a união das forças progressistas para resistir e lutar pelos direitos do nosso povo e pela liberdade do nosso País”, frisou.

Presidente nacional da legenda, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, recebeu da Assembleia uma placa comemorativa e agradeceu a homenagem do Legislativo Estadual.  “Apesar de antigo, o PCdoB é um partido contemporâneo, que sempre atualiza sua frentes de luta. No momento atual de retrocesso em que vive o País, precisamos reafirmar a importância da democracia nos nossos discursos e atos”, salientou. Também participou da cerimônia o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, integrante do PCdoB.