Recife

Prefeito Geraldo Julio vistoria operação de limpeza do Carnaval

Imagem: Ascom

Para garantir uma cidade limpa para a população e os foliões durante os cinco dias oficiais de folia momesca, a Prefeitura do Recife organizou uma operação especial de limpeza para atender as demandas geradas pelo Carnaval. A sustentabilidade mais uma vez é foco do trabalho, por isso, este ano a prefeitura vai apoiar 500 catadores de materiais recicláveis que atuarão nos focos da folia, além de manter um Ecoponto fixo para atender os polos do Recife Antigo. Além disso, a Emlurb mobilizou um efetivo de 1.120 trabalhadores, 40 equipamentos como caminhões e maquinários e 650 lixeiras espalhadas em todo o bairro. Na manhã deste domingo (23), o prefeito Geraldo Julio acompanhou o mutirão de limpeza no Marco Zero da cidade, palco principal da festa. Até o momento já foram recolhidas mais de 100 toneladas de resíduos sólidos.

Imagem: Ascom

“Ontem milhares de pessoas estavam se divertindo em uma noite dedicada às mulheres, com A Dita Curva, Nena Queiroga e suas convidadas, Elza Soares e Gaby Amarantos. Mas agora logo cedo tem centenas de trabalhadores aqui deixando tudo pronto para a noite de hoje. A Prefeitura do Recife está trabalhando em todos os polos fazendo essa limpeza, o Marco Zero passa por uma lavagem todos os dias para ficar pronto para o folião. Hoje a  noite tem mais festa, é a noite do Samba e ele vai estar preparado para receber a todos”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Imagem: Ascom

Pela primeira vez, os catadores de material reciclável estão recebendo diárias pelo serviço, além da distribuição do valor arrecadado pelas cooperativas com a venda dos produtos. A iniciativa faz parte do projeto “Bora Reciclar!” da gestão municipal. Encabeçado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife (STQE), o trabalho acontece em parceria com empresas privadas, que estão financiando o projetos. Nos dois primeiros dias de Carnaval mais de 5 toneladas de lixo foram reaproveitados através da reciclagem.

Imagem: Ascom

Durante o Galo da Madrugada, a Prefeitura apoiou o projeto “Do Meu Lixo Cuido Eu”, envolvendo 200 catadores indicados por cooperativas que receberam o material reciclado da coleta seletiva da cidade do Recife. Ao todo foram mais de 44 toneladas recolhidos. Os catadores receberam uma diária de R$ 100,00, com o cumprimento da meta de 10 sacos coletados e mais 50% do valor arrecadado com a venda das latinhas.

Para os demais dias de folia no Bairro do Recife, o trabalho será executado por 300 catadores, também indicados por cooperativas do Recife, e pela Ambev, junto com Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), em parceria com a Prefeitura do Recife. O recebimento das latinhas e embalagens plásticas será feito em Ecopontos no Bairro do Recife.

A remuneração dos catadores vai variar de acordo com o trabalho realizado. Os que ficarem nas centrais recebendo o material ganharão diária de R$ 100,00, mais produtividade pelo peso dos resíduos coletados. A cooperativa que cadastrar o maior número de catadores receberá 5% do total das vendas. Os catadores cadastrados para trabalhar no Carnaval receberam alimentação, água, fardamento e EPIs.

Da redação do Portal com informações da PCR