Ligação

PGR vê ligação entre o senador Renan Calheiros com propina da Odebrecht

Foto: Montagem/ Dida Sampaio

A Procuradoria-Geral da República apontou como um dos “robustos indícios” de pagamento de suposta propina de R$ 1 milhão ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), apontado como codinome “Justiça” nos sistemas da Odebrecht.

“Os elementos de prova apresentados pelos colaboradores da Odebrecht, os sistemas Drousys e Mywebday [sistema de propina], e os autos compartilhados com esta investigação, os quais serviram de base para a autorização das buscas e apreensões e dos afastamentos dos sigilos, somados a todos os demais elementos de prova, especialmente a relação entre Milton Lyra e o parlamentar investigado, ligam-nos fatalmente ao recebimento de vantagem indevida pelo senador Renan Calheiros”, escreveu a chefe da Lava Jato na PGR Lindôra Araújo.

O afastamento do sigilo de Lyra foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal. De acordo com as investigações, o lobista teria conversado com seu ex-motorista Fábio Brito Matos, que estava em São Paulo, no bairro da Mooca, e apresentou sinal em  área de cobertura compatível com o endereço apontado para a entrega do dinheiro.

O inquérito no STF apura o suposto pagamento de propina da Odebrecht para a aprovação do projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 72, que diminuiu a alíquota do ICMS importação dos Estados, reduzindo, assim, o incentivo fiscal aos produtos importados, medida de interesse da empreiteira.

A PGR avalia que é imprescindível a análise detalhada desses registros telefônicos a fim de atestar a tese investigativa. A Lava Jato sustenta que ainda “há necessidade de aprofundamento da investigação sobre o caminho percorrido pela vantagem indevida intermediada por Matos e lYRA e posteriormente paga ao senador”.

Foto: Reprodução