Aprovado

Proibição de canudos de plástico é aprovado pela Câmara do Recife

Foto: Câmara de Vereadores do Recife

A Câmara dos Vereadores do Recife aprovou o Projeto de Lei na tarde desta terça-feira (18) que proíbe a comercialização e a oferta gratuita de canudos de plástico em estabelecimentos comerciais do Recife. A votação terminou com 29 dos 39 vereadores presentes na sessão.

Estima-se que, das 10 milhões de toneladas de materiais plásticos que chegam aos oceanos anualmente, mais de 100 mil toneladas sejam de canudos plásticos descartáveis.

“Com a aprovação deste Projeto, propomos que o Recife se engaje no movimento mundial”, ressaltou o vereador Rinaldo Junior (PSB), um dos autores do projeto. Além do socialista, o Projeto de Lei é de autoria de outros três vereadores: Eriberto Rafael (PSB), Rodrigo Coutinho (SDD) e Alcides Teixeira Neto (PSB).

Algumas cidades do Brasil como Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ) já proibiram a comercialização do canudo de plástico em estabelecimentos comerciais.

De acordo com ambientalistas, o canudo de plástico traz riscos ao meio ambiente. Nos Estados Unidos, são usados 500 milhões de canudos plásticos por dia e, no Reino Unido, mais 100 milhões. E, assim como outros resíduos, eles acabam no mar, ingeridos por animais, que muitas vezes morrem por sufocamento.

Com a vida útil é esmada em 4 minutos. E ele leva aproximadamente 400 anos para se decompor na natureza.