Água

Cidades com tradição no Carnaval recebem abastecimento de água especial da Compesa

Foto: Divulgação

O abastecimento nos focos de carnaval do Estado será reforçado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Um esquema especial para garantir o fornecimento de água nas cidades com tradição carnavalesca da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do interior do Estado, além dos municípios que também recebem um número expressivo de visitantes, entrará em ação durante os festejos de momo. Além do reforço no fornecimento de água, cerca de 200 profissionais estarão de plantão, durante todo o período do carnaval, para atender às solicitações emergenciais e assegurar a regularidade da operação dos sistemas produtores e distribuidores de água.

Em Olinda, onde é grande a concentração de foliões, os bairros do Sítio Histórico terão água diariamente. A distribuição será das 10 às 17h (Amaro Branco, Alto da Sé, Ribeira, Carmo, parte baixa do Monte, Cohab, 7RO, V8, V9, Umuarama, Santa Tereza e ilha do Maruim) e das 17h às 8h da manhã do dia consecutivo (Monte, Bultrins, Guadalupe, Bonsucesso e Varadouro). O regime especial de distribuição de água em Olinda teve início nesta segunda-feira (17) e segue até a Quarta-feira de Cinzas (26).

No Recife, os bairros que estão no percurso do Galo da Madrugada (São José, Santo Antônio, Bairro do Recife e Santo Amaro) terão fornecimento de água mantido 24 horas, como já ocorre. Entretanto, a Compesa disponibilizará carros-pipa para situações pontuais. Os municípios de Gravatá, Bezerros e Limoeiro (Agreste), Salgueiro (Sertão), Nazaré da Mata e Paudalho (Zona da Mata), assim como outras localidades com tradição carnavalesca, obedecerão o calendário normal de abastecimento, com reforço de carros-pipa caso seja necessário. Praias como Pau Amarelo, Maria Farinha, Conceição, Janga, Itamaracá, Pontas de Pedra, Porto de Galinhas e Tamandaré também terão carros-pipa de prontidão.

O trabalho da Compesa para garantir a eficiência dos sistemas operacionais começou bem antes do mês de fevereiro chegar. A estratégia especial começou a ser planejada em dezembro e, durante todo o mês de janeiro, várias ações foram desenvolvidas a fim de garantir um carnaval mais tranquilo possível para milhares de foliões. Entre as medidas foram realizadas vistorias nos principais corredores da folia e a manutenção preventiva dos sistemas que abastecem os focos de folia.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO – A Compesa também intensificou as ações preventivas de limpeza da rede coletora de esgoto nos tradicionais focos do carnaval do Recife e Olinda, realizado em parceria com a BRK Ambiental, empresa parceria na execução do Programa Cidade Saneada. As ações preventivas de limpeza e desobstruções nas redes coletoras foram até o dia 14 de fevereiro e, após esta data e durante o período de carnaval, as equipes realizarão inspeções rotineiras na rede e estarão de prontidão para garantia da funcionalidade do sistema de coleta de esgoto.

As equipes estão seguindo um cronograma de ações, que iniciou com as vistorias e diagnósticos na rede para, quando necessário, realizar serviços de limpezas preventivas e desobstruções, obras e reparos, substituição de tampas quebradas e consertos em ramais. Mas, além disso tudo, o papel da sociedade é fundamental para o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.

Em caso de dúvidas o consumidor deve entrar em contato com Compesa pelos seguintes números;

Teleatendimento Compesa (24 horas):
0800 081 0195 – Falta de água e outras informações
0800 081 0185 – Vazamentos: Água e Esgoto

Da redação do Portal com informações da Comunicação da Compesa