Recife

No Recife, programa que oferece iluminação de LED chega ao bairro de Campo Grande

Até agora 16 mil pontos foram instalados nas áreas mais críticas, mapeadas pelo Programa Pacto Pelo Vida, do Governo do Estado.

Recife, No Recife, programa que oferece iluminação de LED chega ao bairro de Campo Grande
Foto: Divulgação/Andréa Rêgo Barros/PCR

Lançado em outubro de 2019, a nova etapa do Ilumina Recife, programa da Prefeitura do Recife, que leva iluminação de LED para as comunidades mais vulneráveis da cidade, já chegou a 90 comunidades da cidade, só nos primeiros três meses desta fase do programa. Até agora 16 mil pontos de LED foram instalados nas áreas mais críticas, mapeadas pelo Programa Pacto Pelo Vida, do Governo do Estado. Na segunda-feira (10), o prefeito Geraldo Julio visitou mais uma área beneficiada pelo programa, a comunidade do Capilé em Campo Grande, Zona Norte da cidade.

A comunidade do Capilé, recebeu a implantação de 113 luminárias em LED, em um investimento na ordem de R$ 98 mil. Atualmente a cidade conta com mais de 25 mil pontos, o que significa que 25% do parque de iluminação da cidade já são em LED e desses, 16% são em áreas vulneráveis. Até agora foram investidos mais R$ 4 milhões e 145 comunidades estão previstas para receberem a nova iluminação nesta etapa que vai até abril deste ano.

Executados pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), os serviços nesta fase tem como objetivo a prevenção à violência e a melhoria da qualidade de vida nos locais mais vulneráveis do município. A tecnologia LED representa inúmeras vantagens em relação à de vapor de sódio tais como a redução no consumo de energia elétrica de pelo menos 12,5%, podendo alcançar até 50,73% nas substituições de luminárias de maiores potências; maior resistência e proteção da luminária contra a penetração de partículas sólidas e líquidas, garantindo maior resistência dos efeitos das intempéries; e maior índice de reprodução de cores, o que significa dar mais visibilidade dos objetos na via. Além disso, os novos equipamentos em LED são 214,81% mais eficiente do que as luminárias vapor de sódio existentes; e permite que ao final de 50 mil horas de utilização ainda seja garantido pelo menos 70% do fluxo luminoso inicial projetado. 

Ruas contempladas:

Comunidade Capilé – Campo Grande

Rua Marquês de Baipendi;

Rua Cirilo Afonso de Melo;

Rua Faria Neves;

Rua Mário Sete;

Rua Oliveira Fonseca;

Rua Vila Capilé 

Rua Capilé

Praça Vinte de Julho

Travessa Capilé 

Conj. Habitacional Guilherme Uchoa

Rua Durval Selva

Rua Alziro Pádua

Rua  Dona Moça 

Rua Compositor Sebastião

Da redação do Portal com informações da PCR

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal