Restauração

Patrimônios históricos e culturais de 17 estados brasileiros estão sendo restaurados

Ao todo, Governo Federal investe R$ 386 milhões na restauração de 88 edificações ; confira a lista

Patrimônios históricos e culturais de 17 estados brasileiros estão sendo restaurados

Publicado em 10 de fevereiro de 2020 - 13:14

Por

Restauração da Fortaleza N. S. dos Remédios

Valiosos por representar a cultura, a história e por construir a identidade de um povo, os patrimônios culturais e históricos brasileiros também fazem parte do dia a dia da sociedade. Fomentar essa história viva por diversas gerações é um dos propósitos do Governo Federal.

Atualmente, 88 patrimônios estão em processo de restauração no País, com um investimento de mais de R$ 386 milhões por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). São escolas, teatros, praças públicas, mercados, museus e igrejas sendo restaurados em 17 estados brasileiros.

De acordo o presidente interino do Iphan, Robson Antônio de Almeida, as obras estão transformando as cidades históricas brasileiras. “Não são aqueles restauros que as pessoas conhecem de igrejas ou de imagens. A gente faz obras de requalificação urbana, de praças, ruas, áreas de saneamento. Além de equipamento de toda ordem, como bibliotecas, teatro, cinema, equipamentos culturais, museus. É muito mais do que obras de restauro. São ações pensadas integradamente para transformar essas cidades”, disse o presidente interino do Iphan.

A cidade de Goiás (GO) é um dos municípios brasileiros que já foi beneficiado com a restauração dos patrimônios. Ao total, foram recuperados seis efificações: Ponte da Cambaúba, Mercado Municipal, Cine Teatro São Joaquim, Escola de Artes Veiga Valle, Arquivo Diocesano e o Casarão da Prefeitura Municipal. Atualmente, a cidade está restaurando o 6º Batalhão da Polícia Militar.  

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo da Cidade de Goiás, Flávia de Brito Rabelo, a restauração dos patrimônios incrementou e dinamizou o calendário cultural e de eventos da região. “A gente conseguiu trabalhar um calendário de eventos para a cidade, incluindo o Mercado, o Cine Teatro, que passou por todo um restauro. Agora ele recebe cinema, peças de teatro, dança. Estamos no circuito estadual e regional cultural. Foi muito importante para quem vive na cidade de Goiás e para quem visita”, assegurou.  

Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

 

Lista das obras em execução

 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com