Repulsa

Nos 40 anos do PT, Lula rejeita fazer uma autocrítica

O discurso aconteceu no festival que celebrou os 40 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), no Rio de Janeiro.

Nos 40 anos do PT, Lula rejeita fazer uma autocrítica

Foto: Diego Padilha

Publicado em 10 de fevereiro de 2020 - 13:09

Por

Foto: Diego Padilha

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionou neste sábado (8) os pedidos de autocrítica feitos à legenda e os empregos em aplicativos, geralmente chamados de “uberização” da trabalho. O discurso aconteceu no festival que celebrou os 40 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), no Rio de Janeiro.

“A moda é pedir para o PT fazer autocrítica. A pessoa pergunta para mim: Lula, você não tem autocrítica? É o seguinte, a pessoa que quer que eu faça autocrítica é porque não tem crítica a fazer a mim. Ele que faça crítica a mim! Eu nunca vi ninguém perguntar à direita desse país, que governa há 500 anos, se eles vão fazer autocrítica alguma vez na vida”, disse Lula

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, adotou o mesmo discurso. “Por que não pedem autocrítica para quem deu o golpe, tirou a Dilma, prendeu o Lula e elegeu o [Jair] Bolsonaro? Nós não temos medo de reconhecer os nossos erros, mas não podemos admitir esse tipo de imputação. Nós fizemos muito pelo Brasil nesses últimos 13 anos e temos que nos orgulhar disso”, defendeu.

Mas, outros nomes do PT como Aloizio Mercadante e Tarso Genro, defenderam a necessidade de a legenda reconhecer seus erros para poder corrigi-los, contrariando Lula e Gleisi.

Quando falou sobre as mudanças sociais, especialmente no mercado de trabalho, apontou para questões sobre as quais, segundo ele, o PT precisa dar respostas, como a dos trabalhadores de aplicativos de transporte e entrega.

“A verdade é que estas pessoas estão regredindo nas conquistas que imaginavam ter. Trabalho por aplicativo (…) é o ser humano sendo tratado da forma mais canalha possível, em nome de uma palavra chamada empreendedorismo individual ou flexibilização. O nome é sofisticado, importante, porque as pessoas têm orgulho de dizer. Você não vai ter mais emprego e vai ser chamado de microempreendedor”, disse Lula.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com