Repercussão

Derrota de ‘Democracia em Vertigem’ no Oscar repercute entre os políticos pernambucanos

Foto: Divulgação/ Netflix

A derrota do documentário “Democracia em Vertigem” no Oscar 2020, repercutiu entre os políticos pernambucanos. O grande vencedor foi o documentário “Indústria Americana”, realizado pela Higher Ground, produtora do casal Michelle e Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos.

Democracia em Vertigem estreou na Neflix em junho do ano passado. O filme mostra, além do impeachment, fatos como a prisão do ex-presidente Lula (PT) e a eleição do Jair Bolsonaro.

Durante a noite deste domingo, os perfis de alguns políticos pernambucanos foram movimentados repercutindo a indicação de “Democracia em Vertigem” e a vitória de “Indústria Americana”.

Veja algumas reações:

Ainda antes do resultado, o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade) falou sou a expectativa do filme e sua torcida por ser um documentário brasileiro.

“Nunca votei no PT , tenho enormes divergências inclusive, mais estou torcendo pelo Brasil”, escreveu.

Já o senador Humberto Costa (PT) fez dois posts. No primeiro, uma imagem do filme com a frase “Assim como no filme, a luta foi linda. Nosso prêmio foi levar a Hollywood a denúncia do golpe”.

No segundo post, ele apareceu em vídeo parabenizando a diretora Petra Costa e toda a equipe pelo trabalho.

O ex-ministro Mendonça Filho (DEM) disse que “Democracia em Vertigem” manipula a história recente. “Entre uma história real e um roteiro cuja narrava é uma manipulação absurda da história recente do Brasil, o resultado do Oscar não poderia ser outro. Venceu o verdadeiro documentário: Indústria Americana”, afirmou.

Já o deputado João Paulo (PCdoB) escreveu que “Filme que retrata o golpe de 2016 não foi escolhido pela academia, mas a cineasta brasileira consolida narrava sobre a farsa que foi o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff”.

O deputado Carlos Vera (PT) afirmou que “Não foi dessa vez que ganhamos a estatueta, mas com o Democracia em Vertigem revelamos ao mundo o golpe que ocorreu no Brasil em 2016”, escreveu.