Não Deu

Democracia em Vertigem perde Oscar 2020 e diretora recebe críticas nas redes

Foto: Reprodução

Não deu para Petra. o documentário Democracia em Vertigem além de perder o Oscar 2020 voltou a receber críticas nas redes sociais. O nome da diretora, Petra Costa, foi um dos assuntos mais comentados no Twitter no início da manhã desta segunda-feira (10), com a maioria das mensagens contrárias ao filme.

Indústria Americana, dirigido por Julia Reichert e Steven Bognar, ganhou neste domingo (9), o prêmio de melhor documentário na 92ª edição do Oscar, realizada no Teatro Dolby de Hollywood. O filme vencedor levou a melhor sobre The Cave, Honeyland, For Sama e o brasileiro Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa.

Nas redes, os usuários não perderam a oportunidade de ironizar a derrota de Petra usando trocadilhos com o filme Parasita, longa sul-coreano que se consagrou como o grande vencedor com 4 prêmios.

A narrativa de “golpe” no impeachment da presidente Dilma Rousseff, também foi usado por outros internautas para tirar sarro, e disseram que, provavelmente, a diretora faria o mesmo após sua derrota no Oscar.

Algumas pessoas citaram a incoerência no discurso apresentado pela diretora, especialmente pelo fato de que ela é parte da família que fundou a construtora Andrade Gutierrez, uma das principais envolvidas nos esquemas de corrupção investigados pela Operação Lava Jato, e não ter citado qualquer fato sobre o assunto.

Confira algumas publicações feitas pelos usuários nas redes sociais:

Reprodução Twitter.
Reprodução Twitter.
Reprodução Twitter.
Reprodução Twitter.
Reprodução Twitter.
Reprodução Twitter.

 

A Secretaria de Comunicação do governo federal acusou a cineasta Petra de difamar o Brasil para o mundo. “Nos Estados Unidos, a cineasta Petra Costa assumiu o papel de militante anti-Brasil e está difamando a imagem do País no exterior. Mas estamos aqui para mostrar a realidade. Não acredite em ficção, acredite nos fatos”, escreveu o perfil logo antes de publicar um vídeo em que a cineasta dá uma entrevista.