Artigo

Recife: as multas e as próximas eleições municipais

Talvez a maior mudança no trânsito recifense passe longe da mera responsabilização financeira. Parece-me que a realidade dos fatos concorda comigo nessa conclusão.

Foto: Stephanie Fonseca/Divulgação

Uma das alegrias da vida adulta é tirar a carteira de habilitação. Outra, muito maior, é a sensação de liberdade que sentimos ao conduzir um veículo. Atualmente, no entanto, dirigir em Recife tem trazido frustração a bastante gente.

Nosso trânsito vergonhosamente se destaca entre os piores do país. Não podemos, contudo, atribuir o lugar no ranking a um único fator: educação (ou falta dela).

A oposição já começou a falar muito no assunto. Cerca de R$ 70 milhões foram arrecadados em 2018 por meio de aplicação de multas pela CTTU. Apenas 0,48% (R$ 238 mil) foi usado em educação para o trânsito. Aproximadamente 28% serviram para investir em questões como aumento de câmeras e pardais. Os dados foram amplamente divulgados pelo deputado Marco Aurélio Medeiros (PRTB) poucos dias atrás.

Há poucos dias outros políticos conhecidos, como Priscila Krause (DEM) e Mendonça Filho (DEM), também se manifestaram contra o que muitos já chamam de “indústria da multa”.

Talvez a maior mudança no trânsito recifense passe longe da mera responsabilização financeira. Parece-me que a realidade dos fatos concorda comigo nessa conclusão. O resultado da insistência nesse único curso de ação tem causado apenas revolta numa multidão de motoristas.

É necessário repensar a mobilidade urbana recifense como um todo. É fundamental que os futuros candidatos a comandar o paço municipal amadureçam bons projetos nesse sentido.

Penso que um inteligente debate de ideias entre os candidatos tem tudo para contribuir a um futuro melhor para condutores e pedestres. Este não é um assunto que interfira apenas na vida de quem conduz veículos por aqui.

É de suma importância que aquele que infringiu uma lei justa saiba quanto o valor da sua multa foi investido em sua cidade. E é absolutamente importante que nossos pedrestres caminhem cada vez com mais segurança em nosa belíssimas Recife.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com