Investimentos

Nova fábrica da Masterboi em Canhotinho-PE irá gerar 800 empregos diretos e 3,5 mil indiretos

Foto Divulgação

O deputado Álvaro Porto (PTB) comemorou, na Reunião Plenária desta quarta (5), a decisão da empresa Masterboi de instalar um frigorífico industrial em Canhotinho, no Agreste Meridional. De acordo com ele, o empreendimento vai revolucionar a economia da região, pois deve gerar 800 empregos diretos e cerca de 3,5 mil indiretos, além de estimular a cadeia de negócios e serviços ligados ao segmento.

Essa será a primeira unidade industrial da Masterboi no Nordeste – os dois frigoríficos existentes atualmente estão no Pará e em Tocantins – e, segundo o parlamentar, receberá um investimento de R$ 120 milhões. Inicialmente, o local terá capacidade para o abate de 500 bois por dia, mas pode chegar ao dobro disso. 

Álvaro Porto explicou que o mandato dele auxiliou nas articulações para viabilizar o projeto, que teve apoio, ainda, da Prefeitura de Canhotinho e do Governo do Estado, para assegurar a infraestrutura necessária. O parlamentar agradeceu, ainda, à Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) e ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Carlos Porto.

No pronunciamento, o deputado do PTB elogiou a capacidade de liderança, diálogo e tomada de decisão do presidente da Masterboi, Nelson Bezerra. “A decisão da Masterboi é motivo de honra e satisfação. Essa iniciativa vai, sem sombra de dúvidas, redesenhar geografia econômica e social da nossa região, inaugurando o tempo de prosperidade, dignidade e desenvolvimento com que tanto sonha e merece o Agreste Meridional”, avaliou.

De acordo com ele, os pecuaristas da região já se preparam para aumentar os rebanhos e investir no melhoramento genético dos animais. Ele citou pontos comerciais, postos de combustíveis, hotéis e restaurantes como setores que serão beneficiados pela dinamização da economia. “Toda a cadeia de consumo, negócios e serviços, de um modo geral, será aquecida. E não só de Canhotinho, mas das cidades vizinhas, incluindo toda a área que faz divisa com Alagoas”, prosseguiu.

Em aparte, o deputado Joaquim Lira (PSD) destacou a importância de se promover o desenvolvimento econômico do Interior do Estado. “Com certeza, a região do Agreste Meridional vai ser muito mais produtiva e próspera com a instalação do empreendimento da Masterboi”, observou. “Pernambuco hoje, praticamente, só consome carne de fora do Estado. Esse frigorífico vai desenvolver renda e emprego para toda a nossa população”, agregou Antonio Fernando (PSC).

O deputado Romário Dias (PSD) expressou a expectativa de que a produção de gado leiteiro seja progressivamente substituída pela de gado de corte na região. “Se fizer o abate suíno, será coisa importantíssima também”, avaliou.

Líder do Governo na Alepe, Isaltino Nascimento (PSB) elogiou a atuação do grupo político de Álvaro Porto na condução do processo em Canhotinho. Ele frisou que o anúncio da Masterboi se soma ao da Yazaki Mercosul, fabricante de peças automotivas, de que irá construir uma nova fábrica na cidade de Bonito, no Agreste Central. “Apesar do momento econômico difícil, o Governo do Estado tem se preocupado em ampliar as distâncias de suas ações para além da Região Metropolitana”, emendou.