Arguição

Senado sabatina indicado à Embaixada do Brasil nos EUA semana que vem

Foto: Divulgação

O diplomata Nestor Forster, indicado para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos (EUA) será sabatinado na próxima quinta-feira (13) pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. O presidente da comissão, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), leu nesta hoje (6) o relatório sobre indicação da Presidência da República que submete o nome de Forster à apreciação da Casa.

Após a leitura do parecer, foi concedida vista coletiva. Se for aprovada pela Comissão de Relações Exteriores, a indicação precisará ainda ser confirmada pelo plenário do Senado.
“A circunstância de ambos os chefes de Estado [Jair Bolsonaro e DonaldTrump] compartilharem semelhante pauta de valores favorece a possibilidade de se revigorar o diálogo bilateral, bem como inaugurar novas iniciativas entre Brasília e Washington. Essa aliança está amparada em uma agenda de longo prazo, traduzida em arrojada integração econômica, comercial e energética”, destaca o parecer de NelsinhoTrad.

Indicação

A indicação de Forster foi formalizada no fim de outubro, após o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), desistir do cargo. A indicação do filho do presidente para a embaixada brasileira em Washington foi alvo de críticas de parlamentares, que questionaram se não seria caso de nepotismo.

Currículo

Nestor José Forster Junior é gaúcho de Porto Alegre, tem 56 anos e ingressou na carreira diplomática em 1986. Já foi chefe do Setor de Política Comercial da Embaixada nos Estados Unidos (1992-1995); chefe do Setor Econômico na representação brasileira no Canadá (1995-1998); e chefe do Setor Financeiro em Washington (2003-2006). Mais recentemente, Forster passou a ser o encarregado de Negócios da mesma embaixada.

Agência Brasil