Corrupção

CGU descobre fraude em contratos pró merenda escolar que totalizam R$ 14,45 milhões

Divulgação

A Controladoria-Geral da União (CGU) participou, nesta quinta-feira (6), em Mato Grosso do Sul, da Operação Tembi’u. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal. O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada em desviar recursos destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Ponta Porã (MS) e em Amambaí (MS).

Constatações
As apurações tiveram início a partir de denúncias de irregularidades na Secretaria de Educação de Ponta Porã (MS). Em trabalhos de fiscalização, auditores da CGU detectaram conluio entre empresas e servidores públicos, com a finalidade de fraudar procedimentos licitatórios para aquisição de gêneros alimentícios para a merenda de alunos da rede municipal de ensino. A mesma situação foi verificada em Amambaí (MS). Os contratos sob investigação totalizam R$ 14.455.315,94. O valor do montante desviado será devidamente calculado no decorrer da apuração pelas autoridades competentes.

Segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul, havia, em 2017, aproximadamente 5,8 mil alunos matriculados na educação infantil e no ensino fundamental em Amambai (MS) e 11,5 mil em Ponta Porã (MS).

Diligências

A Operação Tembi’u consiste no cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão em residências, sedes de empresas e órgãos públicos, sendo 18 em Ponta Porã (MS) e 10 em Amambai (MS). O trabalho conta com a participação de sete auditores da CGU e de 50 policiais federais.

Redação do Portal com informações do Governo Federal