Olinda

Prefeitura de Olinda divulga atrações, tema, decoração e polos do Carnaval 2020

Imagem: Arte/Divulgação

O prefeito da cidade de Olinda Professor Lupércio (Solidariedade), ao lado de sua equipe detalhou em coletiva de imprensa no Palácio dos Governadores, sede do município, na manhã nesta quinta-feira (30.01), as atrações, tema, decoração, polos e homenageados do Carnaval 2020.

Coletiva Carnaval de Olinda 2020 – Fotos: Marconi Meireles e Sandy James/Divulgação PMO

Com o tema “O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo”, é que a Prefeitura de Olinda vai promover a Folia de Momo em 2020 e espera ampliar a participação popular em 10% no maior Carnaval de rua do planeta. As cores usadas (roxo, amarelo, magenta e azul) foram inspiradas em elementos intergalácticos e que remetem a criaturas de outra dimensão. Os personagens que vêm curtir a atmosfera da folia olindense unem o universo lúdico e a cultura local. Dessa mistura de outro mundo saíram a Sereia Foliã, a Fada Percussionista, o Astronauta Caboclo de Lança, o Unicórnio Passista, o Extraterrestre Manguebeat e o Alien Papangu.

Imagem: Arte/Divulgação

Abertura

O pontapé inicial da Folia de Momo 2020 em Olinda será no dia 20 de fevereiro. A festa será realizada na Praça do Carmo, onde está montado um grande palco. Os festejos começam com um cortejo do Homem da Meia-Noite, que se concentra às 18h, em frente ao prédio sede da Prefeitura de Olinda, na Rua de São Bento. Às 18h30 o cortejo sai em direção à Praça do Carmo arrastando os foliões para a grande festa de abertura. Em seguida a partir das 19h30 haverá a apresentação do grupo A Cocada. Logo depois a orquestra do Grêmio Henrique Dias se apresenta com convidados da cena musical pernambucana: Karina Buhr, Fábio Trummer, Flaira Ferro e Urêa. A festa segue com o show de Marrom Brasileiro e termina com a já tradicional apresentação de Alceu Valença.

Patrocínio

Para a folia de Momo de 2020 a Prefeitura de Olinda conta com o patrocínio da cervejaria Ambev, iti, app de pagamento do Itaú, Pitú e Governo do Estado de Pernambuco/Empetur. A expectativa é de que o Carnaval gere uma movimentação econômica de R$ 300 milhões, além de 100 mil postos de trabalho diretos e indiretos. A ocupação hoteleira deve ficar em 98%.

Polos em Olinda

Para agitar esse mar de gente que curte o Carnaval de Olinda, seja as ladeiras históricas ou nas periferias, mais de 400 orquestras de frevo itinerantes vão circular pela cidade. Além dessas orquestras, a Prefeitura de Olinda cadastrou cerca de dois mil blocos. A estimativa é de que outros mil blocos circulem na cidade, independente do cadastramento, totalizando mais de duas mil agremiações agitando a folia olindense. Para além das ladeiras, nove polos concentrarão diversas atividades culturais: Polo Carmo/ Erasto Vasconcelos; Polo Guadalupe/Aurinha do Coco; Polo Varadouro/Mestre Afonso; Polo Rio Doce; Polo Xambá; Polo Mercado da Ribeira, Polo da Casa da Rabeca, polo Alafin Oyó, na Rua do Sol. Haverá atrações nesses polos sempre as partir das 16h. Haverá ainda um polo infantil no Sítio de Seu Reis e um polo de acolhimento social, no Clube Atlântico, para receber os filhos dos ambulantes que irão trabalhar no Carnaval. A programação de cada polo será divulgada apenas na semana pré-carnavalesca, mas já estão confirmados nomes Paralamas do Sucesso, Otto, Spok Frevo Orquestra, Academia da Berlinda e Cordel do Fogo encantado.

Novidades

Sucesso na edição 2019, a decoração aérea e os painéis serão triplicados. Os locais se tornaram espaços instagramáveis por conta da beleza e colorido. Os painéis aéreos estarão na Ponte da Ilha do Maruim, no trecho da Joaquim Nabuco em frente ao Mercado Eufrásio Barbosa, no Mercado da Ribeira, nas proximidades do viaduto onde a avenidas Presidente Kennedy e Pan Nordestina se cruzam, Rua 13 de Maio, Prudente de Morais e 15 de Novembro. Já os painéis serão instalados nas laterais do Mercado Eufrásio Barbosa e na Praça Laura Nigro. Além de embelezar a cidade, esses painéis e coberturas geram pontos de sombra para aliviar o calor do folião. Também haverá, pela primeira vez, um banho de cheiro na entrada da Av. Liberdade. No local, em frente ao cartório, haverá uma estrutura com vaporizadores que espalharão uma essência de lavanda que dará um novo cheiro para o Carnaval de Olinda.

Imagem: Arte/Divulgação

Encerramento

A festa de encerramento do Carnaval 2020 de Olinda será realizada na Quarta-feira de Cinzas (26.02), a partir das 17h, no polo da Praça do Carmo. A primeira atração a subir ao palco é a Bateria Cabulosa, seguida pelo Grupo Afonjá com participação de Flaira Ferro, o grupo Bongar se apresenta em seguida junto com o cantor Lenine e a festa termina com Nação Zumbi em seu Projeto Troça Elétrica, no qual canta com convidados.

Imagem: Arte ilustrativa/Divulgação

Homenageados

A escolha dos homenageados do Carnaval de Olinda será feita através de votação popular, por meio do totem eletrônico da TV Globo. A eleição terá duas categorias: vivos e in memoriam. Foram selecionados dez nomes de personalidades importantes para a cultura da cidade e a população poderá escolher um representante de cada. A votação acontecerá na próxima semana e com anúncio dos vencedores no dia 10.

Confira o calendário do totem de votação eletrônica:
– Praia do Quartel, das 6h30 às 15h;
– Terminal de Ônibus de Rio Doce, das 6h30 às 15h;
– Terminal de Xambá, das 6h30 às 15h;
– Centro Comercial de Ouro Preto, das 6h30 às 15h;
– Alto da Sé, das 6h30 às 15h;
– Feira de Peixinhos, das 7h30 às 13h30;
– Anúncio dos Homenageados;
Lista dos candidatos:

Vivos

Peneira: Dono do famoso Bar do Peneira, localizado nos Quatro Cantos, coração do Sítio Histórico. Local frequentado por artistas, turistas e boêmios da cidade.
Dona Aurinha: A olindense Aurinha sempre tocou o Coco Raiz e conheceu o mundo da música desde os 17 anos de idade.
Ivo de Xambá: Babalorixá responsável por manter os rituais e tradições religiosas da Nação Xambá. É uma das principais lideranças religiosas da comunidade afrodescendente de Pernambuco.
Carlos Ivan: Carnavalesco olindense, ele coordenou as fantasias da Pitombeira dos Quatro Cantos por mais de 20 anos, além de colaborar com diversas agremiações da cidade.
Dona Dá: Moradora da Rua da Boa Hora, ela promove sempre na Quarta-feira de Cinzas o Encontro de Bois de Olinda conhecidos como Boizinhos, onde cada agremiação recebe troféus.

In Memoriam

José Carlos Viana: Pintor, desenhista e gravador. Era dedicado às artes desde a década de 70. Participou de diversas exposições em Pernambuco e no Brasil.
Agenor do Estandarte: Nascido e criado em Olinda, foi por quase quatro décadas o porta estandarte da Pitombeira dos Quatro cantos.
Byll de Olinda: Artista plástico que sempre retratou a cidade de Olinda em suas obras, principalmente o Sítio Histórico, onde morou.
Pedro Paulo: Carnavalesco fundador do Bloco O Cachorro Teimoso. Era apaixonado por Olinda e pela cultura da cidade.
Marieta Borges: Historiadora, educadora e poetisa, trabalhou lado a lado de Dom Hélder Câmara. Foi secretária de governo em Olinda na gestão Germano Coelho. Também foi responsável pelo programa de resgate documental sobre Fernando de Noronha.

Da redação do Portal com informações da Secom de Olinda