Capacitação

Governo Bolsonaro vai capacitar 588 professores com cursos de inglês no exterior

Foto: Carolina Antunes/PR

Uma das prioridades do Governo Federal é a educação básica. Pensando nisso, a CAPES tem desenvolvido cada vez mais ações para capacitar professores. Atualmente, dois editais que oferecem cursos de língua inglesa nos Estados Unidos e Canadá estão com as inscrições abertas. São 588 vagas disponíveis.

Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da CAPES, ressaltou a importância da participação dos professores para se qualificarem: “Os cursos são totalmente gratuitos, custeados pela CAPES, como investimento na educação básica, que é a prioridade hoje”.

EUA
A CAPES vai selecionar, por meio do edital nº 30/2019, até 486 professores de língua inglesa para curso intensivo de seis semanas em universidades dos Estados Unidos, por meio do Programa Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI). As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro de 2020.

Além do fortalecimento das habilidades linguísticas de compreensão, fala, leitura e escrita em inglês, o curso promove a imersão no cotidiano da língua inglesa e o compartilhamento de metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação.
O PDPI é realizado em parceria com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright), e beneficiará professores da rede pública.

O resultado final está previsto para o dia 20 de abril e as atividades acadêmicas devem ser desenvolvidas em território americano de 29 de junho a 07 de agosto de 2020.

CANADÁ
Já o edital nº 31/2019 trata do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá, voltado à capacitação de até 102 professores em exercício na rede pública de educação básica.
O curso é promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) e tem a duração de oito semanas, com aulas de inglês básico e módulos temáticos que abordam a aprendizagem centrada no aluno e a gestão de sala de aula. A ideia é que esses professores sejam multiplicadores das metodologias que conhecerão no exterior.

As inscrições para o Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá ficam abertas até 19 de fevereiro de 2020. O resultado final será publicado em abril e o embarque dos selecionados está previsto para junho do mesmo ano.

Os professores selecionados em ambos os programas terão direito à passagem aérea internacional de ida e volta, ajuda de custo, seguro-saúde, deslocamento no trajeto aeroporto-universidade-aeroporto, curso de formação, material didático e alojamento. A turma convocada ainda poderá ganhar passagem aérea e hospedagem em território nacional, caso haja um encontro de orientação anterior à partida para o curso.

Da redação do Portal com informações do CCS/CAPES.