Cerimônia

Presidente Bolsonaro participa das comemorações do Dia da República da Índia

De acordo com a tradição indiana, um chefe de Estado é convidado a cada ano para participar da cerimônia.

Presidente Bolsonaro participa das comemorações do Dia da República da Índia

Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante cerimônia do Dia da República da Índia. Foto: Alan Santos/PR

Publicado em 26 de janeiro de 2020 - 22:47

Por

Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante cerimônia do Dia da República da Índia. Foto: Alan Santos/PR

Neste domingo (26), o presidente Jair Bolsonaro participou, como convidado de honra, das comemorações do 71º aniversário do Dia da República da Índia, em Nova Delhi. Todo ano, o convite é feito pelo governo indiano a um chefe de Estado. “É uma honra para o Brasil. Como chefe de Estado, eu fico muito feliz”, disse o presidente brasileiro.

“O Dia da República é um desfile como o nosso Sete de Setembro, mas absolutamente monumental e que é uma grande tradição indiana. Portanto, é uma homenagem muito especial que o primeiro-ministro Modi queria fazer ao nosso presidente e ao Brasil”, explicou o embaixador do Brasil na Índia, André Corrêa do Lago, em entrevista ao Planalto.

A convite do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, feito no ano passado durante a reunião da 11ª Cúpula do Brics, em Brasília, Bolsonaro realiza uma visita de Estado ao país entre os dias 24 e 27 de janeiro. No dia 25, Bolsonaro foi recebido pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para assinatura de 15 acordos bilaterais. “Assinamos uma série de acordos que abrem novos caminhos para o aprofundamento de nossas parcerias, com ênfase na promoção do comércio e dos investimentos, e na cooperação de áreas como energia, petróleo e gás, ciência e tecnologia e cultura”, afirmou Bolsonaro.

(Nova Delhi – Índia, 26/01/2020) Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante cerimônia do Dia da República da Índia. Foto: Alan Santos/PR

Durante a tarde, o presidente participa da Cerimônia de apresentação de Altos Dignitários, no Jardim Mogul do Palácio Presidencial (Rashtrapati Bhawan). No último dia da visita, na segunda-feira (27), o presidente abre o seminário empresarial Brasil-Índia e visita o monumento Taj Mahal.

Dia da República

Instituído em 26 de janeiro de 1950 em comemoração à entrada em vigor da Constituição da Índia, com a qual o país tornou-se oficialmente uma República, essa data é celebrada anualmente, com uma das maiores paradas militares do mundo.

O desfile é realizado em Rajpath, via que conecta o Rashtrapati Bhavan Bhavan – Palácio Presidencial –  ao India Gate – monumento inaugurado em 1921 pelo governo colonial britânico para homenagear os mais de 70 mil soldados de origem indiana que morreram combatendo pelas Forças Armadas Britânicas durante a Primeira Guerra Mundial.

Desde a primeira edição do Dia da República, as celebrações contam com um convidado de honra. O primeiro foi o presidente Sukarno, da Indonésia. O Brasil já foi convidado três vezes: em 1996, em 2004 e em 2020.

Da redação do Portal com informações do Planalto Federal

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com