Estágios Evolutivos da Oposição Política no Brasil

Por si só a existência de discordâncias na Política não é ruim. O prejuízo acontece quando se instrumentaliza o oportunismo para usar o engano com fins não republicanos.

Artigo

Publicado em 25 de janeiro de 2020 - 15:17

Por

Ver Perfil - Portal de Prefeitura

Foto: Internet/Divulgação

O Brasil tem uma das oposições políticas mais passionais do mundo.É enorme a quantidade de discursos políticos centrados em certas implicâncias.

Quando iniciei um gosto mais específico por Política, imaginei o quanto seria interessante ouvir os representantes do povo. Liguei a televisão num daqueles canais que transmitem políticos discursando ao vivo e me preparei para ter verdadeiras aulas de cidadania.

Então, eis que um vereador pega um enorme cacho de banana e resolve discursar segurando o referido objeto. “Estou aqui com essas bananas para dizer o seguinte: ‘Dr. Fulano, o senhor acha que o povo é macaco para acreditar nisso que o senhor está defendendo aqui?’ “. A frase foi mais ou menos essa (impossível lembrar na íntegra pois o fato tem mais de dez anos. Por razões óbvias também não direi nomes dos políticos envolvidos).

Bastante surpresa, busquei a relação da dita banana com a reclamação em pauta. Até hoje não encontrei o nexo daquilo.

Andemos um pouco mais no tempo. Assim que a Direita chegou ao núcleo do poder executivo nacional a coisa piorou. Toda associação do que quer que seja resolve repudiar algum trecho de declaração de outrem. Também entram na Justiça em busca de reparação por ter sido ofendido pelo dito preconceito alheio. Quase tudo virou razão para sentir-se ofendido, vilipendiado e oprimido politicamente.

Mas essa “adolescência opositiva” está amadurecendo. Todo segmento político tem aqueles “apóstolos” que estabelecem fundamentos e estratégias de grupo. Acredito que novas estratégias de ataque estão em gestação neste exato momento.

Por si só a existência de discordância na Política não é ruim. Ela enriquece o diálogo e faz parte do estado democrático de direito. O prejuízo acontece quando se instrumentaliza o oportunismo para usar o engano com fins não republicanos.

Não estou afirmando que você e eu não possamos mudar de opinião sobre alguma coisa. O que preocupa é o nível de sofisticação de malícia em discursos que ataquem princípios que lastreiam muitos outros.

A próxima onda da oposição à Direita não virá tão radicalmente apaixonada na defesa de temas como “#lulalivre”. Essa pauta em especial será só mais uma contida nas entrelinhas. O que vai chegar vem bombástico porque vai minar a estrutura do que muita gente acha que sabe defender.

Será que, fora as frases de efeito que a gente usa, sabemos mesmo em que se fundamentam as razões que lastreiam nossa defesa de temas como Deus, patria e família? Teremos munição educativa para ajudar gente que pensa como nós, mas que será atacada com discursos progressistas que, no fundo, só querem mesmo o progresso financeiro de um grupo, em troca de macular a democracia do país?

Este não é um texto alarmista. É um convite à reflexão individual. Precisamos conhecer melhor o que defendemos. Precisamos entender porque o defendemos. E, então, precisamos ajudar outros quando um embate se estabelecer entre o Discurso e a Verdade.

No meio da luta pela sobrevivência, e a despeito das inúmeras reponsabilidades que diariamente nos são atribuídas, a gente precisa estudar. O que é Comunismo? O que é Liberalismo Econômico? Como vivem populações de países socialistas? Quais são os deveres e direitos de um parlamentar? Qual é a importância e poder do voto? Tudo isso conta muito.

Parafraseando certo texto religioso, “prepare-se para defender as razões da sua fé”. Sim, essa “fé” na democracia tem alicerces.

Não ignoramos que existem projetos de poder bem específicos na política brasileira. O que precisamos decidir é se vamos choramingar pela existência de desigualdades no mundo, ou se continuaremos defendendo a democracia.

Que não sejamos vencidos por inteligentes e sedutores discursos. A despeito deles, que saibamos encontrar e defender a verdade.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com