Paulo Guedes diz que economia do Brasil crescerá 2,5% em 2020

A projeção supera em 0,1 ponto percentual a projeção da equipe econômica do governo para o PIB (Produto Interno Bruto) deste ano.

Expectativa

Publicado em 22 de janeiro de 2020 - 10:39

Por

Ver Perfil - Portal de Prefeitura

Foto: Divulgação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (21) a economia brasileira deve crescer 2,5% em 2020. A projeção, afirmada durante painel do Fórum Econômico Mundial, supera em 0,1 ponto percentual a projeção da equipe econômica do governo para o PIB (Produto Interno Bruto) deste ano. O Banco Central estima crescimento de 2,2%.

No evento, Paulo Guedes, também disse, que o maior inimigo do meio ambiente é a pobreza.

Paulo Guedes voltou a usar a metáfora da baleia para explicar a economia do Brasil. A baleia estaria sendo atacada por diversos com arpões, que seriam a inflação alta, juros altos, burocratização e dívida pública. Segundo ele, o governo de Jair Bolsonaro está tirando os arpões da baleia pouco a pouco, o que permitiria o PIB do país a crescer 1% no primeiro ano de governo, 2% no segundo, 3% no terceiro e 4% no quarto.

“Já estamos melhores, devemos crescer 2,5% neste ano”, disse. Guedes afirmou que a reforma da Previdência foi o primeiro passo em direção a diminuição da dívida pública, o que deve alavancar o PIB. Guedes também destacou os protestos a favor das mudanças na aposentadoria.

“Países como a França não têm força política para fazer a reforma, mas o povo brasileiro foi às ruas em nome de seus filhos. [Com a reforma] Eliminamos os privilégios dos funcionários públicos”, disse no painel sobre América Latina.

 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com