Indicação

Bolsonaro indicará 90 juízes até o fim de seu mandato

Foto: Sérgio Lima/ Poder 360

Entre as indicações do presidente, estão duas cadeiras para o Supremo Tribunal Federal (STF), magistrados para vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Superior Tribunal Militar (STM).

O levantamento é do diretor da consultoria política Arko Advice, Lucas de Aragão, que apontou que Bolsonaro também fará diversas indicações de desembargadores para tribunais de segunda instância, entre outras vagas.

Para a primeira vaga no STF, quando o ministro Celso de Mello deverá se aposentar, o presidente da República poderá indicar um evangélico. Celso de Mello completará 75 anos, idade limite para a aposentadoria compulsória.

Em 2021, o ministro Marco Aurélio Mello será aposentado compulsoriamente, abrindo nova vaga que poderá ser ocupada pelo atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o nome mais forte para a vaga.

Em 2022, é a vez do ministro Félix Fischer, relator dos casos da Lava Jato no STJ. A vaga de Fisher deverá ser ocupada por membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).