Líder

Primeiro lugar: Portal de Prefeitura lidera como veículo de política mais acessado de Pernambuco

Imagem: Reprodução Similar Web/Arte do Portal de Prefeitura

É com muita alegria e agradecimento que externamos aos nossos leitores que atingimos a marca de mais de 639 mil acessos no mês de dezembro de 2019 em nosso site. Isso nos levou ao topo do ranking como o veículo mais visto de Pernambuco no segmento Política. A soma do segundo lugar, ocupado pelo Blog do Magno (418.270 acessos), com o terceiro lugar, o Blog do Silvinho (179.940), não chega ao número total de acessos do Portal. Os números mostram, assim, a ampla vantagem que alcançamos. A colocação foi registrada pelo avaliador Similar Web que possui alta credibilidade e faz comparativos de vários sites.

Em Pernambuco, grande parte dos nossos concorrentes levam o nome de blog. Mas eles são sites, pois usam domínio e particularidades de site. Logo, são classificados entre os sites, e não blogs, de modo que se encontram na mesma categoria que o Portal na avaliação do Similar Web. Todos que aparecem na classificação a seguir, com exceção do Blog do Silvinho (único que apresenta em seu endereço a descrição de blogspot), são sites. Dessa forma,  a classificação realizada pelo Similar Web foi  inquestionável ao nos colocar em primeiro lugar. Superamos também tradicionais endereços que se nomeiam como blog para justificar uma determinada posição.

Confira os números:

1º Portal de Prefeitura: 639.270 acessos

2º Blog do Magno: 418.270 acessos

3º Blog do Silvinho: 179.940 acessos

4º Edmar Lyra: 170.190 acessos

5º Blog Ponto de Vista: 166.660 acessos

6º Blog da Noélia Brito: 141.370 acessos

7º Ricardo Antunes: 111.660 acessos

Também atuando na área da política em Pernambuco por um bom tempo e com bastante acesso, o Blog do Jamildo não entra na contagem do Similar Web junto com todos os outros sites supracitados. Isso se dá porque ele se trata de um veículo que faz parte de um sistema e está integrado com outros blogs do NE10. Por tal motivo ele compete e é avaliado de forma exclusiva com demais grupos que compõem sistemas de comunicação.

Blogs NE 10
Jamildo, blog do Torcedor, Social 1, Mundobit – 1.360.000 acessos em todos os blogs somados

Diferença: Blog e Site

Para melhor entendimento há diferenças entre sites e blogs: blogs tratam de opiniões pessoais e serviam, inicialmente, como um diário virtual que externa opiniões. Até hoje existem pessoas e organizações que utilizam essa ferramenta para tratar dos mais diversos temas e assuntos.

Alguns famosos veículos da imprensa digital pernambucana iniciaram sua trajetória como blogs. Após maior consolidação no cenário jornalístico, esses blogs tomaram a forma de site, mas continuaram com o nome “blog” no endereço eletrônico.

Nosso site, todavia, deu seus primeiros passos sob uma visão muito mais ampla e profissional. Nosso objetivo, sempre foi de fazer a diferença, e a temos feito com informação de qualidade. Com uma equipe pequena, mas detentora de um profissionalismo surpreendente, ocupamos hoje alta posição entre os sites de notícia política de Pernambuco.

Redes Sociais

O Portal de Prefeitura tem apenas dois anos de existência, e já conquistou a credibilidade dos pernambucanos,  contando ainda com números expressivos nas redes sociais. A liderança nas redes sociais entre os sites que tratam de política no Estado também é nossa.

Nosso perfil no Facebook apresenta o maior número de interações por mês, chegando a registar mais de 500 mil ações. Nossa marca, nesta mesma rede social, mensalmente apresenta uma média de 40 mil compartilhamentos. Isso significa que nossos conteúdos podem ser vistos em até 40 mil perfis diferentes. Sozinho, o  Portal de Prefeitura representa, através do Facebook, mais de 60% dos conteúdos compartilhados Em todo o estado. São números incontestáveis e que estão disponíveis para avaliação pública na ferramente de gerenciamento de redes sociais: Mlbs.

Novidade

Além do total domínio na área da política, o Portal de Comunicação entra no mundo esportivo com a criação do Portal de Esportes. Traremos mais detalhes em breve.