Aumento

De olho no aumento da passagem, Paulo Câmara sanciona lei por mais ônibus com ar-condicionado

Os novos ônibus podem representar aumento de R$ 0,03 e 0,05 por ano na passagem.

Paulo Câmara, De olho no aumento da passagem, Paulo Câmara sanciona lei por mais ônibus com ar-condicionado
Foto: Montagem/ Portal de Prefeitura

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), sancionou a lei que prevê o aumento da frota de ônibus com ar-condicionado. Ela foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (27).

De acordo com a administração estadual, o projeto foi apresentado após uma consulta pública feita entre setembro e outubro, que apontou que a climatização dos veículos é prioridade, mesmo que isso represente um aumento de R$ 0,03 e 0,05 por ano.

Deverão ser renovados os veículos que ultrapassarem oito anos de vida útil entre 2020 e 2023. Desses, cerca de 70% deverão ter ar-condicionado. No caso dos coletivos articulados a vida útil máxima para a troca será de 10 anos.

“O impacto tarifário da renovação da frota, na forma deste artigo, deverá ser previsto nas revisões tarifárias dos respectivos anos em deliberação do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, como condição de eficácia das metas estabelecidas”, diz o texto publicado no Diário Oficial.

Informações do governo estadual, em dezembro de 2018, informam que 11,25% dos ônibus que circulavam na Região Metropolitana já tinham ar-condicionado, o que equivalia a 304 de 2.703 veículos. Esse percentual aumentou para 16,36%, representando 441 de 2.696. Atualmente, 1,8 milhão de passageiros por dia no Grande Recife.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal