Calvário

Ex-governador da Paraíba é apontado como chefe de organização criminosa

Reprodução da Internet

Após ser preso na última quinta-feira (19), o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), que é o principal dos alvos da 7ª fase da Operação Calvário, responsável por investigar o desvio de mais de 134 milhões de reais em recursos públicos. Foi apontado essa semana pelo Ministério Público Federal (MPF), como o chefe de uma organização criminosa acusada de desviar dinheiro público.

Após o Supremo Tribunal Federal (STF), decidir pela soltura do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), a Procuradoria Geral da República (PGR), recorreu nesta semana à decisão do juiz  Napoleão Nunes Maia Filho, que mandou soltar , ex-governador da Paraíba. O recurso foi protocolado na manhã da última segunda-feira (23), e será analisado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura.

O MPF também destaca que a liberdade de Ricardo Coutinho enfraquece sobremaneira a eficácia do desbaratamento da organização criminosa, desarticulada na Operação Calvário, feita ao custo da liberdade de outros pacientes, da coragem de testemunhas e colaboradores, e do empenho devotado de agentes públicos comprometidos com o sucesso da persecução penal e a restauração da autoridade da lei e da ordem pública.

Mais a frente, o Ministério Público diz que tanto Coriolano – o irmão que permanece preso – quanto Ricardo – o irmão que agora está solto – possuem igual poderio de intimidação e domínio sobre expedientes profissionais contratados para gestão de inteligência e contrainteligência da organização criminosa.