Emprego

Em Pernambuco, secretário de Bolsonaro diz que programa de Lula e Dilma para primeiro emprego foi um fracasso

Foto: Divulgação

Nessa sexta-feira (20), o secretário especial de Previdência e Trabalho do governo Jair Bolsonaro (Aliança), Rogério Simonetti Marinho, palestrou sobre a MP 905/2019, que cria o Programa Verde e Amarelo, durante evento da Fecomércio Pernambuco, no salão de eventos do Senac, no Recife.

Ao conversar com o Portal de Prefeitura sobre programas dos governos Dilma (PT) e Lula (PT) para geração do primeiro emprego, o secretário destacou que foram “laboratórios” recentes que não deram certos e devem ser analisados para que os mesmos erros não sejam cometidos. “São os dois laboratórios que nós temos para não cometer os erros que aconteceram em governos passados”, disse Rogério Simonetti

O secretário especial lembrou que o programa Primeiro Emprego, que foi uma das bandeiras eleitorais do presidente Lula, errou ao utilizar uma política de subvenção às empresas em troca de contratação de jovens. “Ele estabeleceu uma série de regramentos para se ingressar no programa através de subversão e quatro anos depois o programa foi extinto por falta de resolutividade, a direção estava correta, a forma era inadequada, por isso que o programa foi extinto”, argumentou. 

Já sobre o governo Dilma, Siminetti classificou como “uma barbaridade fiscal”, quando segundo ele, houve uma “renúncia que chegou a vice e cinco bilhões de reais por ano, abrindo mão do patronal em mais de setenta setores da sociedade brasileira, da economia brasileira e que efetivamente não resultou em empregabilidade, por que não havia nenhum parâmetro, nenhum condicionante”, disse.

O evento reuniu empresários de diversos setores do estado, que durante o evento podaram tirar suas dúvidas sobre o novo programa do governo federal para a geração do primeiro emprego. O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) também esteve no evento e que durante alguns instantes teve a palavra: “Estamos terminando o ano muito melhor do que iniciamos, a gente observa que o mercado fazia uma previsão do PIB de 0.6% e estamos finalizando o ano com uma média quase 1% a mais e cerca de 900 mil postos de trabalho criados com a menor taxa Selic da história com a menor inflação de todos os tempos”.