Reajuste

Na surdina, vereadores do Recife aumentam próprio salário em 29,7%

Foto: Câmara do Recife/ Divulgação

Nesta quarta-feira (18) a Câmara Municipal do Recife aprovou um aumento no salário dos vereadores em cerca de 29,7%, em última sessão do ano. Segundo foi apurado pelo Portal de Prefeitura, a proposta não estava na pauta do dia, porém foi colocada em votação pela mesa. 

O Reajuste foi aprovado por 22 votos favoráveis  e apenas sete contrários, que foram dos vereadores Jayme Asfora, Alcides Teixeira, Ivan Moraes, João da Costa, Renato Antunes, Ricardo Cruz e Rodrigo Coutinho. 

Jayme Asfora (sem partido) justificou seu voto contrário ao projeto de aumento. “Eu não sei até agora o percentual aprovado. O projeto não tem percentual algum. Isto um dia depois de a Câmara dos Vereadores ter rejeitado o aumento do IPTU. É algo que não dialoga com o momento da sociedade, com o desemprego elevado no Recife, uma distorção completa”, afirmou

Com a aprovação, a partir de 2021 o salário dos vereadores do Recife saem dos atuais R$ 14.635,00 para cerca de R$ 18 980 mil. Além dos salários, os vereadores do Recife recebem auxílio-alimentação e auxílio combustível.

Polêmica do IPTU

Nessa terça (18) os vereadores do Recife vetaram um aumento de até 10% na alíquota base para o cálculo do IPTU em caso de reformas em seu imóvel ou para quem aumenta mais de 50% dele. 

O movimento Vem Pra Rua foi à Câmara dos Vereadores fazer pressão contra o aumento do IPTU. Participantes levaram faixas onde se liam frases como: “Não acabou, tem que acabar, o IPTU não pode aumentar” e “PLE 36/2019 – A nossa luta é contra o art 26, parágrafo 9 incisos I e II – Não ao aumento do IPTU”.