convite

Deputada do PSOL convidou recifenses para atos de repúdio aos 51 anos do AI-5

Imagem: ALEPE

A deputada Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas (PSOL), convidou a população a participar de ações que serão realizadas nesta sexta (13), no Recife, para marcar os 51 anos da edição do Ato Institucional n° 5 (AI-5). O anúncio foi feito em discurso na Reunião Plenária desta quinta (12), quando a parlamentar registrou a necessidade de se posicionar, continuamente, contra posturas autoritárias, especialmente no atual momento político.

“Vamos realizar, em conjunto com diversas organizações da sociedade civil, a fixação de placas em homenagem aos perseguidos e mortos durante o período da ditadura militar no Brasil”, disse, informando que os painéis estarão dispostos em frente ao Memorial Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora.

Para a parlamentar, o AI-5 é “o símbolo maior da violação dos direitos humanos no País”. “É inadmissível que, pouco mais de 50 anos após o ato, o presidente da República, seus filhos e alguns ministros venham a público exaltar essa medida ou apresentá-la como alternativa para o Brasil”, concluiu.