Manifestação

Ato do VPR leva centenas de pessoas às ruas do Recife neste domingo

Foto: Douglas Hacknen/Portal de Prefeitura

Na tarde deste domingo (8) centenas pessoas, foram à Av. Boa Viagem, Zona Sul do Recife, para pedir a aprovação do PLS 166/18, que visa incluir no texto Código de Processo Penal  a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. O ato convocado pelo movimento de direita ‘Vem Pra Rua’ (VPR), teve início às 15h, e permaneceu na Padaria Boa Viagem até às 17h.

Exatamente um mês após a soltura do ex-presidente Lula, no dia 8 de novembro, manifestantes pediam a volta do petista para a prisão, em Curitiba, onde ficou detido por 580 dias. Vestidos de verde e amarelo, entoando cânticos contra a corrupção, a favor da Operação Lava Jato e com bandeiras do Brasil, o evento teve um princípio de confusão.

Presidente do diretório regional do movimento VPR, Marconi Ferraz afirmou que “O ato deste domingo visa reverter o estrago feito na Constituição e na interpretação do entendimento de prisão em segunda instância pelo STF”. Também está em tramitação no Congresso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 410/2018) que foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no mês passado e ainda necessita passar por duas votações no plenário das duas Casas Legislativas (Senado e Câmara), para posteriormente ser sancionada, ou não, pelo presidente Jair Bolsonaro.

A matéria só voltou a tramitar no Congresso Federal após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que a prisão de um condenado só poderá acontecer quando não couberem mais recursos disponíveis na Justiça brasileira. Ainda sem data para votação, a expectativa é que a PEC seja votada apenas em 2020.