Mudança

Convenção nacional do PSDB promete transformação radical do partido

Reprodução da Internet

Teve início neste sábado (7), em Brasília a convenção nacional do PSDB. O evento que reúne afiliados de todas as partes do Brasil, tem por finalidade debater os novos rumos a serem tomados pelo partido que agora busca se aproximar do eleitor que elegeu Bolsonaro nas últimas eleições.

Segundo informações, o partido vai formalizar durante sua convenção nacional, uma mudança programática. O objetivo seria afastar o partido da origem social-democrata e aproximá-lo da legenda do eleitorado de direita e conservador. A decisão ocorre após o partido acolher dissidentes bolsonaristas como o deputado Alexandre Frota (SP), o empresário Paulo Marinho e o advogado e ex-ministro Gustavo Bebianno.

O ‘novo’ PSDB terá mais a cara do Doria, das novas lideranças e da militância. É o momento de posicionamento e modernização”, afirmou o presidente do diretório paulista do PSDB, Marco Vinholi, aliado do governador.

Nas semanas que antecederam o evento, o partido promoveu uma consulta prévia pela internet para ouvir a militância tucana a respeito de temas sobre os quais a sigla vai se posicionar oficialmente. A ideia é que o resultado da enquete sirva de base para a votação dos 700 delegados esperados no evento.

O dirigente tucano ponderou, entretanto, que o partido vai defender temas que, de acordo com ele, estão distantes da agenda bolsonarista, como a defesa da democracia e das liberdades individuais. No campo econômico, a sigla pretende encampar as reformas patrocinadas pela equipe econômica do governo federal e defender as privatizações e concessões, algo que destoa do ideário de fundação do PSDB.