Requerimentos

PGR solicita que STF rejeite petição da defesa de Lula sobre imparcialidade de Moro

Montagem de Rodrigo Sanches/Divulgação

Na petição que foi encaminhada ao STF pelos advogados do ex-presidente Lula, é listada uma série de argumentos para afirmar que Moro não era imparcial para julgar o ex-presidente da República. Além da nomeação do ex-juiz para o governo Bolsonaro, as conversas vazadas pelo site The Intercept Brasil são tratadas como indícios de que Moro teria agido em conjunto com a acusação durante o processo que condenou Lula.

O subprocurador-geral Araújo Sá, afirma que o material do “The Intercept” não pode ser utilizado para o fim pretendido em virtude de seu caráter ilícito e por não ser possível confirmar sua autenticidade e integridade. A PGR (Procuradoria-Geral da República) por sua vez, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) na última quinta-feira (5), que rejeite os requerimentos apresentados pela defesa do ex-presidente Lula.

O julgamento do pedido de suspeição de Moro no Supremo é uma das principais apostas do ex-presidente para barrar seus processos com origem no Paraná. O petista defende que as três ações com origem na Justiça Federal no estado sejam anuladas por causa do comportamento de Moro ao longo da investigação e dos processos. Lula cumpriu pena no caso do tríplex de Guarujá (SP) por 19 meses, até novembro, e agora aguarda em liberdade o julgamento de recursos nas instâncias superiores. No processo do sítio de Atibaia (SP), a condenação foi confirmada em segunda instância na semana passada.