Aerto Luna é eleito para cargo de primeiro vice-presidente da Câmara do Recife

O cargo de primeiro vice-presidente ficou vago desde o falecimento do vereador Carlos Gueiros, há uma semana.

Publicado por: em 3 de dezembro de 2019 - 12:45

Ver Perfil

Eleito

Foto: Divulgação/Câmara Municipal do Recife

Em reunião solene realizada no final da tarde da segunda-feira (2) os vereadores e as vereadoras da Câmara do Recife participaram de eleição com vistas ao restabelecimento da composição da Comissão Executiva do Poder Legislativo Municipal. O objetivo foi eleger, exclusivamente, o primeiro vice-presidente. Aerto Luna (PSB) foi o escolhido, numa eleição para o cargo disputado, também, por Ivan Moraes (PSol) e Ana Lúcia (Republicanos).

Participaram da reunião 31 vereadores. Aerto Luna recebeu 26 votos; Ana Lúcia, quatro e Ivan Moraes, um. A votação foi realizada de forma aberta, com os parlamentares declarando o voto em microfone. Antes da eleição, o primeiro-secretário Romerinho Jatobá (PROS) leu o edital de convocação, que foi divulgado na semana passada. De acordo com o documento, todos os parlamentares eram potenciais candidatos. O presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Marques (PSB) anunciou que a eleição seria nominal e que os parlamentares deveriam proferir seus votos no microfone de apartes, com exceção dos membros da Mesa Diretora, que já estavam instalados na mesa. O cargo de primeiro vice-presidente ficou vago desde o falecimento do vereador Carlos Gueiros, há uma semana.

Ao ser eleito, Aerto Luna ocupou a tribuna para agradecer os votos recebidos. Também agradeceu a Ivan Moraes e Ana Lúcia por colocar suas candidaturas à primeira vice-presidência. “Para mim, ser primeiro vice-presidente vai muito além das funções. Eu estarei representando todos os vereadores e vereadoras, substituindo Carlos Gueiros, que tinha um enorme respeito a esta casa legislativa e não media esforços nas sua valorização, buscando sempre o respeito dos outros poderes, da imprensa e, em especial, da sociedade”.

Cargo

Cabe ao primeiro vice-presidente substituir o presidente na Comissão Executiva, na Mesa Diretora, assumir a titularidade do cargo de presidente se houver vacância e dirigir as reuniões plenárias. A Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife é composta por nove parlamentares, sendo sete titulares e dois suplentes, com um mandato de dois anos, podendo ser renovado por igual período.

Os cargos da Comissão Executiva, que é responsável pela coordenação administrativa e regimental da Casa, são: presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, terceiro vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário, terceiro secretário e dois suplentes de secretário. A Comissão Executiva tem por finalidade principal dirigir as atividades do Poder Legislativo Municipal definidas no Regimento Interno.

Da redação do Portal com informações da Câmara Municipal do Recife

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com