Emprego

Durante o governo Bolsonaro taxa de desemprego cai para 11,6% em outubro

Foto: Reprodução/Olhar Digital

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,6% no  trimestre encerrado em outubro de 2019. Segundo dados da pesquisa Pnad Contínua, divulgada nesta sexta-feira (29) pelo IBGE, o número de trabalhadores informais, sem carteira assinada e autônomos bateu recorde, além disso, o desemprego atinge 12,4 milhões de pessoas em todo o país.

No trimestre encerrados em julho, que servem como base de comparação, o número de pessoas sem empregos era de 12,5 milhões, e a taxa estava em 11,8%. Se comparado ao mesmo período do ano passado, mais de 1,4 milhão de pessoas conseguiram algum tipo de ocupação no período. Os dados também mostram que mais pessoas estão procurando emprego ou se mostram disponíveis para trabalhar. 

Adriana Beringuy, analista do IBGE, explicou que “É um valor considerado estável frente ao trimestre anterior e ao mesmo trimestre de 2018. Há uma expansão da ocupação, mesmo num ritmo menor. Ainda que essa taxa esteja no patamar de estabilidade, é uma estabilidade que aponta para uma trajetória de queda que vimos desde 2018”.