Comemoração

Ministro da Defesa visita Suape (PE), e faz flexões com fuzileiros navais

Imagem: Reprodução/Tv Globo

Na manhã desta quinta-feira (28), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, realizaram visitas ao Navio Doca Multipropósito “Bahia” e ao Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”, que estão envolvidos no monitoramento e combate às manchas de óleo no litoral, na base montada no Porto de Suape.

Em entrevista à imprensa sobre a situação atual das manchas de óleo a Marinha repassou que foram removidas 3,783 quilos de petróleo cru de rios, estuários e mangues no litoral de Pernambuco e Alagoas. Esse foi um dos resultados da primeira etapa da operação Amazônia Azul. A operação vai mudar de fase de fase em dezembro, e voltará a ser como antes no início, as ações de limpeza e monitoramento serão feitas exclusivamente pelas equipes regionais.

O Rio Persinunga, que marca a divisa entre Pernambuco e Alagoas, foi o local com maior quantidade de óleo foi removido: 2,153 toneladas. Em segundo lugar, com 599 quilos de material recolhido, aparece a praia de Japaratinga (AL) e a Praia de Mamucabinhas, em Tamandaré, com 290 quilos, foi o terceiro ponto de maior remoção. Foram executadas ações pela Marinha em 17 praias e dez estuários de rios.

Após entrevista, o Ministro Azevedo fez flexões com os cerca de 700 fuzileiros navais e deixou Pernambuco e seguiu de volta para Brasília por volta das 15h.