Longevidade

Expectativa de vida do pernambucano abaixo da média nacional

Marcelo Camargo Agência Brasil

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pernambucanos têm agora expectativa de vida que pode chegar a 74,6 anos. Os dados fazem parte da Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil – 2018, divulgada nesta quinta-feira (28). no entanto as expectativas de vida do pernambucano que agora é de 74,6 anos, ainda fica abaixo dos 76,3 anos que é a média nacional.

A expectativa de vida de uma pessoa nascida no Brasil em 2018 teve um aumento de três meses e 4 dias em relação ao ano anterior e passou a ser, em média, 76,3 anos. A expectativa para os homens subiu de 72,5 anos em 2017 para 72,8 anos em 2018. Já as mulheres saíram de 79,6 para 79,9 anos.

Estados

Segundo o IBGE, Santa Catarina, foi o estado com a maior expectativa de vida (79,7 anos). Quanto à diferença de perfis entre as regiões brasileiras, onde normalmente os estados da Região Sul e Sudeste são mais desenvolvidos que os do Norte e Nordeste, se reflete na expectativa de vida, disse o demógrafo do IBGE Luciano Gonçalves. “Os estados do Sul e do Sudeste estão avançando tanto na queda da mortalidade quanto da fecundidade na comparação com os das outras regiões”. Na visão do pesquisador, esse quadro mostra a necessidade de ampliação das políticas de Estado na melhoria do saneamento básico, da coleta de lixo, no tragamento de esgoto e da possibilidade da água encanada chegar na casa das pessoas.